logo

Prefeitura lança campanha de prevenção para idosos

17/10/2005 17:06:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Num clima de descontração e muitas atividades, a secretaria de Saúde de Macaé lançou nesta segunda-feira (17), na Praça Veríssimo de Melo, a Campanha de prevenção de quedas e osteoporose no idoso. Durante todo o dia, grupos de terceira idade de Macaé e Quissamã e os moradores da Casa do Idoso participaram das oficinas de memória, atividades físicas, teatro, além das apresentações de dança infantil e capoeira.

A gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), Analúcia Jardim, disse que durante todo o evento foram passadas orientações sobre os risco de quedas e suas conseqüências e como promover condições seguras em seus locais de hábito.

Uma das fundadoras dos grupos, Margarida Mussi, ressaltou que a prevenção sempre é o melhor caminho. “Uma dica para se manter sempre bem é importante à prática de atividades físicas e uma alimentação saudável”, falou.

O evento contou com a parceria de diversas secretarias e programas da Semusa como a equipe do Centro de Referência do Diabetes (CRD) que estava fazendo teste de glicemia pós-prandial (duas horas de jejum após o almoço) nos idosos.

Paisi - O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso foi criado pela secretaria de Saúde com o objetivo de estruturar os serviços que prestam assistência integral ao idoso, articulando ações e serviços em diferentes níveis de complexidade de assistência, de acordo com as necessidades específicas de saúde de cada paciente.

Segundo a gerente do Paisi, Analúcia Jardim, o programa tem como proposta a atenção interdisciplinar para a prestação de assistência integral ao idoso. Atualmente estão inscritos no programa mais de mil pessoas, sendo que 99 participam das atividades de fisioterapia. De acordo com as fisioterapeutas, a maioria é de pacientes com doenças crônicas como osteoporose, artrite e artrose, mas as atividades de fisioterapia permitem que estes problemas não sejam agravados e os pacientes não fiquem acamados.

As atividades realizadas pela equipe de fisioterapia do PAISI desenvolvem a socialização, a memória, o equilíbrio, entre outras funções nos idosos. Na próxima semana, será iniciado um programa de caminhada como incentivo à prática de atividade física entre os pacientes.