A prefeitura de Macaé lança nesta terça-feira (1) às 19h, a coleção “Escolas – espaços, rostos e vozes...”, no Teatro Municipal de Macaé. Composta por três volumes, a coleção de livros é uma realização da secretaria especial de Educação. O objetivo do lançamento é mostrar o projeto educacional do município por meio de fotos e depoimentos de profissionais da rede. O conteúdo das publicações é recheado com fotos dos alunos, informações das escolas e seus diretores, depoimentos de professores e os módulos de ensino.
- É nosso propósito revelar este projeto, que retrata a filosofia de que a educação é um direito de todos e que as escolas públicas podem oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos. Em Macaé as escolas públicas também oferecem projetos culturais, esportivos e artísticos, que complementam a formação do aluno – destaca a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.
Escolas de Macaé são destaque no Ideb
Duas escolas da prefeitura de Macaé estão na lista das 20 melhores do estado do Rio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação. O Colégio Municipal do Sana, na região serrana, foi considerado o décimo melhor do estado. A Escola Municipal Antônio Alvarez Parada, na Imbetiba, ficou na 17ª colocação no ranking. O Ideb foi obtido com base na Prova Brasil aplicada em 2006 aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, a antiga quarta série.
Ao todo, foram analisadas 2.758 escolas em todo o estado, das quais 2.160 são de responsabilidades dos municípios. Esses índices foram divulgados no final do mês de junho.
As duas escolas de Macaé atingiram, respectivamente, os índices 6,5 e 6,2, superando a meta de média seis prevista para Macaé pelo Ministério da Educação somente para o ano de 2021. Na lista, estão escolas públicas federais, estaduais e municipais. Entre as escolas mantidas pelas prefeituras, o Colégio Municipal do Sana é a quarta colocada, e a Antônio Alvarez Parada, a décima. Lideram o ranking estadual três escolas federais do Rio de Janeiro – duas unidades do Colégio Pedro II e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Horário Integral
O sistema de horário integral nas escolas da rede municipal de ensino está sendo implantado pela prefeitura desde 2007 em Macaé, antecipando-se à determinação do Ministério da Educação. As escolas de tempo integral estão sendo implantadas de forma gradativa, com o objetivo de, com o aumento do horário da criança na escola, estimular a prática esportiva e dar oportunidade de acesso a manifestações culturais e artísticas aos alunos.
As 52 escolas, onde o horário integral já foi implantado, oferecem diversas oficinas, desde reforço até esportes, literatura e dança. A variedade das oficinas varia com o tamanho da escola. “Temos unidades com até 17 oficinas diferentes, para atender a crianças de todas as idades”, comentou Milmar. A proposta do ensino em período integral segue o que determina o Ministério da Educação. A escola funciona um período com ensino convencional, e no outro, com as oficinas de atividades extracurriculares.
*Colaborou: Samanta Fernandes - estagiária