Prefeitura lança curso de Informática Básica para os jovens do Nova Vida

20/08/2014 15:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Os integrantes do projeto atuam em secretarias operacionais da prefeitura

Reforçar a educação e oferecer maior qualificação. Este é o objetivo do curso “Informática Básica com ênfase em Novas Tecnologias e Recursos Digitais para a Educação”, cuja aula inaugural será, na segunda-feira (25), no Paço Municipal, às 15h. O curso é fruto de uma ação conjunta entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação. O objetivo é proporcionar aos jovens formação específica referente às inovações tecnológicas e orientações para o mercado de trabalho.

O módulo, direcionado a 60 jovens, será ministrado todas às segundas-feiras, no Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação, nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e tarde (13h às 17h). A secretaria funciona na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. O curso, com 60 horas de duração, segue até dia 1 de dezembro. Os jovens que vão participar da programação já foram cadastrados.

A formação específica, realizada pelos técnicos do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), vai apresentar enfoques como: Criação de conta-gmail, Ambiente Virtual de Aprendizagem–Moodle, fórum, download de arquivos e postagem de arquivos. Na lista dos assuntos abordados também estão; internet, sites de busca – orientação para busca, busca avançada, google acadêmico, google drive, internet, segurança na internet, editor de texto, elaboração de textos – redação oficial (memorando e planilha eletrônica). Ainda na pauta do curso estão as temáticas formatação de texto, pdf e ofício, além de conceitos básicos de célula, criação e configuração de planilha, fórmulas simples, criação, formatação e configuração

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Alex Bogado, entre os recursos que prometem despertar maior atenção dos alunos participantes do “Nova Vida” estão; redes sociais – como se comportar, cyberbullying – implicações e orientações, plágio como evitar, além de possibilidade de aprender com as redes sociais, cuidados com imagem (fotografia e vídeo). Outros enfoques também serão abordados durante o curso como slides de apresentação, elaboração de e-mail com técnicas de redação oficial e compartilhamento de arquivos.

A previsão é que do grupo de 60 integrantes do módulo, cerca de 20 alunos que apresentarem aptidão e interesse específico na formação sejam selecionados para atuar como monitores nos laboratórios de informática. A culminância dos trabalhos será no dia 1 de dezembro com entrega de certificados.

Programa - O programa Nova Vida atende adolescentes na faixa entre 14 e 17 anos e 11 meses. O perfil dos integrantes é de jovens que apresentam situação de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. De acordo com a coordenação do “Nova Vida” para frequentar o programa, os jovens devem comprovar que estão estudando e contam com bom desempenho escolar. Diante da participação no programa, eles recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente aos de aula, em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura. Além disso, também aprendem no programa noções básicas de português, matemática e atendimento ao público.