Prefeitura lança Parque Científico e Tecnológico na quinta-feira

10/09/2013 10:21:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Flávio Sardou

Na Brasil Offshore, em junho, prefeito Dr Aluízio explicou conceito do Parque Científico e Tecnológico de Macaé para investidores nacionais e estrangeiros

O Parque Científico e Tecnológico de Macaé será lançado durante a cerimônia “Macaé – de Capital Nacional do Petróleo à Capital da Ciência, Tecnologia e Inovação”, que terá início às 17 horas, na quinta-feira (12), na Cidade Universitária. Na ocasião também será oficialmente inaugurado o Cadastro de Pesquisadores, que foi disponibilizado este mês no portal da Prefeitura.

O Parque Científico e Tecnológico integra o projeto de governo municipal e tem como objetivo desenvolver tecnologia em Macaé para que a cidade adquira grande potencial na área tecnológica, atraindo empresas de base tecnológica e consolidando uma sociedade empreendedora.

Durante a cerimônia, haverá apresentação do projeto do Parque no contexto do projeto macro de desenvolvimento do município. A previsão é que o Parque tenha uma área para o desenvolvimento da ciência, uma área para o desenvolvimento de produtos e uma área de integração à sociedade. O Museu do Petróleo também faz parte dessa estratégia.

Ele se localiza em um terreno lateral à Linha Verde, local conhecido como Cidade do Samba. É um terreno de quase quinhentos mil metros quadrados, que, pela proximidade com a Cidade Universitária e com o polo empresarial do Novo Cavaleiros, é tido como local ideal para a consolidação de um projeto integrador.

Durante a Feira Brasil Offshore, em junho deste ano, ele já havia sido apresentado a investidores em potencial. O projeto prevê a utilização de parte dos investimentos da indústria do petróleo para ciência e tecnologia. Para atingir essa meta, o plano parte do diálogo entre o governo, a iniciativa privada e as universidades.

Um projeto de lei está em estudo para a criação da Fundação Macaé de Ciência e Tecnologia, que visa desburocratizar o andamento das ações conjuntas entre o governo municipal, a iniciativa privada e a universidade. A proposta do Parque está alinhada com a política nacional de ciência e tecnologia, unindo desenvolvimento de negócios, tecnologia e inovação.

O Cadastro de Pesquisadores que será oficialmente inaugurado já está disponível no Portal da Prefeitura. O Cadastro é um banco de dados com vistas a mapear as linhas de pesquisa em desenvolvimento no município e região. Essas informações com identidade local são importantes para a proposição de políticas públicas para o município. O banco de dados pode ser acessado por qualquer pesquisador, que poderá preenchê-lo, disponibilizando ao município as informações lá solicitadas.

O projeto do Parque vem seguindo um cronograma interno de ações. Participam do Grupo de Trabalho do Parque Tecnológico representantes de setores do governo, que vêm trabalhando desde o inicio deste ano, e de instituições de ensino superior. Estarão presentes no lançamento, do projeto: representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), reitores da UFRJ e do IFF, representantes de todas as demais instituições de ensino superior públicas presentes no município. Bem como representantes da FAPERJ, da REDETEC, da Petrobras, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, da ONIP, da Ompetro, do Sedeis e da Firjan.