Prefeitura lança projeto de Equoterapia nesta sexta-feira

07/12/2011 16:24:00 - Jornalista: Andréa Pessanha

Na data em que se comemora o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 9 de dezembro vai acontecer o lançamento do Centro Municipal de Equoterapia e Esportes Eqüestres, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, às 10h. O projeto é uma realização da Prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Agricultura. Já na parte da tarde, às 15h, haverá a exibição de um vídeo e uma palestra direcionada a toda comunidade e às pessoas cadastradas no projeto, para explicar todo o seu processo de realização.

O subsecretário da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda, explica que este projeto não se resume só em equoterapia, pois a equipe vai trabalhas com outras modalidades esportivas como prova de tambor, hipismo, equitação, adestramento e atividades paraolimpíadas.

- A ideia é usar o espaço também como área de lazer permanente e que busque uma certa sustentabilidade. Os visitantes do Parque poderão passear de charrete e a cavalo, por exemplo, e assim aproveitar melhor o local durante o ano inteiro, destacou.

Hildemar contou ainda que no último sábado foi realizado um leilão de gado no pavilhão do Parque de Exposições de Macaé, e que na ocasião, o Secretário de Agricultura, George Jardim, em reunião com fazendeiros do município, conseguiu apoio dos mesmos na realização de vários ações do projeto.

Sobre a equoterapia - Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.

Os benefícios da equoterapia são: desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local;
desenvolver o equilíbrio do mesmo pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais;
e aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global.