Foto: Arquivo
Bairro Cidadão acontece neste domingo.
Toda a ação social que será feita pela prefeitura, no próximo domingo (3), na comunidade Nova Holanda, na Barra de Macaé, foi definida nesta quarta-feira (30) durante reunião na Câmara Permanente de Gestão (CPG) junto aos órgãos envolvidos. O projeto é uma parceria da prefeitura de Macaé e o governo do estado e visa levar cidadania aos moradores dessa localidade e imediações, como Nova Esperança, Malvinas e Águas Maravilhosas, que também serão contempladas com os serviços que serão oferecidos gratuitamente durante todo o dia, das 9h às 16h.
O coordenador da CPG, Romulo Campos, informou que serão montadas 42 tendas no Ciep do Nova Holanda e, nas sete horas de prestação de serviços dentro da comunidade, os moradores vão poder retirar documentos, como RG (identidade), título de eleitor e entregar currículo para concorrer a vaga de trabalho nas empresas cadastradas na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), assim como tirar dúvidas jurídicas e participar de atividades culturais, corte de cabelo, maquiagem e outros serviços totalmente de graça.
Ainda de acordo com Romulo, na ocasião, os moradores também vão receber os serviços do Sesi, Senac, OAB e retirar as dúvidas sobre pagamentos de tributos, atendimentos sobre iluminação, programas de habitação da prefeitura, recreação para crianças em oficinas, aplicação de flúor e muito mais. Também vão estar presentes as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Limpeza Urbana e de Saúde, que, entre os serviços oferecidos, vai levar o ônibus Ondotológico para atendimento no local.
Entre os órgãos parceiros nesta ação está o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que desta vez não estará na comunidade para nenhuma ação policial e será uma das atrações com demonstrações do Regimento da Polícia Montada e integrantes do canil. O Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) também estará presente no Bairro Cidadão com exibição do blindado e o Batalhão Florestal vai passar noções de defesa do meio ambiente, ecossistema e preservação das matas e florestas.
- A parte da PM, com certeza, chamará muito a atenção, especialmente da criançada que poderá passear nos cavalos da Polícia Montada e ver de perto o blindado do Bope, que tem atraído o interesse das pessoas por onde passa, destacou o comandante do 32º BPM, tenente-coronel Cid.
Romulo Campos acrescentou:
- A ação é totalmente social e será levada pela prefeitura à comunidade Nova Holanda a fim de aproximar mais os moradores do governo municipal. Trabalhamos para o município, com o objetivo central de garantir qualidade de vida e bem estar social a todos os moradores. Nova Holanda terá um domingo com diversos serviços dentro da comunidade, com facilidade para quem vive ali e também mostrando os inúmeros serviços que a prefeitura oferece gratuitamente à população.
Também participaram da reunião nesta quarta-feira (30), o coordenador geral de Ações Estruturais, Edmilson Jorio; o gerente do Programa de Segurança da CPG e coordenador da Comissão de Ação de Ordem, Lúcio Aracati; e a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes.
A decisão da realização do Projeto Bairro Cidadão na Nova Holanda partiu do prefeito Riverton Mussi, depois que a comunidade foi ocupada pelas polícias federal, militar e civil, na semana passada, em uma ação de combate à violência causada pelo tráfico, que resultou em várias prisões e apreensão de drogas e armas.