logo

Prefeitura liga bomba de sucção nas Malvinas para evitar alagamento no bairro

23/02/2008 12:49:54 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Moradores das Malvinas, que sofreram com o alagamento das ruas nas fortes chuvas de janeiro, estão satisfeitos com a instalação de tubulações para escoar as águas pluviais e da bomba de sucção na Rua D. As obras acontecem no bairro por determinação do prefeito Riverton Mussi, que se reuniu com moradores, para discutir o problema enfrentado com as chuvas que atingiram Macaé, alagando várias ruas do bairro.

A moradora Maria Silva do Carmo disse que vem acompanhando as obras e está satisfeita com o pronto atendimento da prefeitura aos pedidos da comunidade. “Em janeiro, fiquei com minha casa alagada por vários dias. Sou pobre, tenho pouca coisa, mas o que perdi, me faz muita falta. Assim também aconteceu com vizinhos e conhecidos. Estamos satisfeitos com a instalação da bomba e acho que isso vai resolver o problema”.

Segundo o morador Juvenal das Malvinas, todos os moradores estão satisfeitos e querem agradecer pessoalmente ao prefeito Riverton Mussi, pelo atendimento à comunidade.

- Quando as ruas estavam cheias, eu e outros moradores fechamos a entrada do bairro e solicitamos a vinda aqui das autoridades, para mostrar a situação. Fomos prontamente atendidos pelo secretário de Obras, Tadeu Campos e por Delorme Ramos, secretário de Serviços Públicos. Eles levaram o problema ao prefeito, que se reuniu conosco, dia 23 de janeiro, e determinou que as obras fossem realizadas. Para colocar a tubulação, muitos moradores liberaram de boa vontade que os tubos passassem por seus quintais até chegar ao dique da Virgem Santa. A secretaria de Obras passou a tubulação e recompôs os quintais, cimentando tudo. Vai agora recompor o calçamento das ruas. Estamos satisfeitos. A comunidade quer agradecer pessoalmente ao prefeito Riverton – disse o morador

Bomba de sucção já está funcionando na Rua D

As obras nas Malvinas começaram depois da retirada da água acumulada nas ruas. A secretaria de Obras (Semob) instalou uma caixa coletora na esquina da Rua D, e uma bomba ABS 850t, uma bomba sapo com potência de kw3, que funciona em sistema de bóia e é ligada automaticamente quando a água da caixa chega ao nível da bóia, escoando a água para as tubulações de PVC de 100 milímetros, instaladas a partir da Rua D, uma das mais atingidas e localizada no ponto mais baixo do bairro. A tubulação indo até a Rua Principal das Malvinas cruza essa rua e leva a água para ser escoada no dique da Virgem Santa.

Vistoriando as obras na manhã de sexta-feira (22), o secretário especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, disse que a prefeitura vai refazer todo o manilhamento do bairro, que hoje está danificado e todo calçamento retirado para passar as tubulações será refeito. “Retiramos e vamos refazer o calçamento das ruas, que se encontra muito irregular”.ressaltou Adrian.

Observando o funcionamento da bomba instalada na Rua D, o secretário falou que muitos moradores vêm procurando a Prefeitura para agradecer pela obra. “Estamos cumprindo com o nosso dever, atendendo a comunidade”, observou Adrian.

Acompanhando Adrian Mussi na visita às Malvinas, o secretário de Obras, Tadeu Campos, disse que a instalação da bomba foi a solução para escoar a água do bairro, cujas ruas situadas na parte mais baixa eram as mais prejudicadas pelos alagamentos.

-Estudos realizados pela Semob indicaram que o único jeito técnico de retirar a água pluvial das ruas era através de bombeamento, direcionando a água em um único sentido. “Vamos retirar as águas da região mais baixa do bairro, a Rua D, bombeando através de manilhamento até o Dique da Virgem Santa”, concluiu.