Com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito, a Prefeitura de Macaé está com 40 agentes mobilizados nas ruas da área central do município. A ideia é realizar um trabalho de fiscalização educativa com motoristas de diversos tipos de veículos, para cumprimento de normas previstas no Código Nacional de Trânsito (CTB). As orientações são voltadas para estacionamentos e sinalização horizontal e vertical. As medidas também vão acontecer nos bairros e distritos da cidade.
A mobilidade urbana é uma das prioridades da nova gestão municipal. Inicialmente, são contempladas a avenida Rui Barbosa e as ruas Teixeira de Gouveia, Silva jardim, Silva Jardim, Visconde de Quissamã. A iniciativa facilita o tráfego de ônibus e outros veículos por essas vias. A próxima que receberá os agentes será a rua Dr. Télio Barreto. A Secretaria de Mobilidade Urbana está com um estudo em andamento para implantação do reordenamento do local.
Os agentes orientam motoristas e condutores de ônibus, carros, táxis, motos, ciclistas, além de pedestres, que recebem informações de como circular melhor no trânsito. As paradas dos ônibus nos pontos também são fiscalizadas, assim como, o estado de conservação dos veículos.
Por determinação do prefeito Dr. Aluízio, a concessionária do Sistema Integrado de Transporte (SIT) está renovando sua frota de veículos, priorizando o melhor atendimento à população. Neste mês, já foram entregues 50 novos ônibus e a expectativa é que, neste semestre, mais 46 possam integrar o sistema. A intenção é estimular o uso do transporte público e reduzir o número de veículos nas ruas. Atualmente, são mais de 100 mil usuários em um município com cerca de 200 mil habitantes.