logo

Prefeitura mobiliza agentes multiplicadores contra Aedes aegypti

21/12/2015 15:32:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Prefeito destaca importância de multiplicar informações contra mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chicungunha

Para mobilizar agentes multiplicadores contra os focos do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Macaé reuniu, nesta segunda-feira (21), representantes da Guarda Sênior e Programa Nova Vida, além de todo o secretariado do governo. O encontro, com cerca de 400 participantes, aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O prefeito Dr. Aluízio afirmou que a maior ação contra o transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunha é a consciência.

- O Brasil vive, atualmente, um momento inusitado. O Aedes aegypti é o inimigo número um de diversas doenças. Depois da febre e dores articulares, agora tem o zika vírus que causa a microcefalia em bebês. Não podemos deixar que esse mosquito penalize várias gerações, principalmente, pessoas que ainda não nasceram. E a maior arma está na consciência de todos. Noventa e cinco por cento dos focos estão dentro das residências. Esse é maior problema de saúde pública dos últimos cem anos - disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, afirmou que a proposta é mobilizar jovens, adultos e idosos contra o Aedes. "O foco está em vasos de plantas, água parada e limpa. A fêmea, que transmite a doença, é capaz de colocar 300 ovos. É necessário também tampar os reservatórios de água. As possibilidades de criadouros são diversas, portanto, a limpeza é a melhor prevenção. A ideia é que 230 mil pessoas, estimativa da população de Macaé do IBGE, sejam agentes de combate ao mosquito", frisou o secretário.

A guarda sênior, Jacira Resende Rodrigues, 73 anos, conta que levará para sua família e amigos as informações do encontro. "Acredito que a prevenção é a melhor medida. Já sou bastante consciente, mas vou reforçar a importância da luta contra o Aedes nos ambientes em que convivo", afirmou a guarda.

As reuniões continuam, nesta terça-feira (22), com representantes de imobiliárias da cidade. O encontro com membros de grupos de escoteiros, igrejas evangélicas e colônias de pescadores será no dia 28 (segunda-feira), às 18h, na sede da antiga Câmara Municipal, no Centro.

Mutirão - As ações de combate ao Aedes aegypti prosseguem com os mutirões nos bairros. Desta vez, a Ajuda de Baixo foi a contemplada, nesta segunda-feira (21). Dezessete agentes participaram da força-tarefa com a aplicação de larvicidas e orientações aos moradores. Além disso, oito agentes atuaram contra os roedores e caramujos africanos.


Fotos Relacionadas