logo

Prefeitura mobiliza equipe para limpeza no Alto Cajueiros

17/05/2006 16:12:11 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretaria de Serviços Públicos de Macaé iniciou na manhã desta quarta-feira (17) a limpeza de esgotos e manilhamentos em área pertencente à Companhia Ferroviária Centro-Atlântica, no Alto Cajueiros, por onde passa a linha férrea. O trabalho está sendo realizado por 60 homens, entre técnicos e operários, com a utilização de quatro máquinas específicas. A previsão é de, no mínimo, três dias de trabalho.

O secretário Delorme Ramos falou sobre a limpeza do local. “A ação faz parte de um conjunto de medidas da prefeitura para combater o mosquito aedes egypti, transmissor da dengue, impedindo a proliferação do inseto e que visa a evitar a presença de focos nos bairros”, explicou. Delorme acrescentou que, por se tratar de uma área particular, a prefeitura precisa de autorização da empresa para atuar no local. A secretaria vai se comunicar com a direção para buscar parceria na execução de um trabalho permanente, visando, principalmente, a oferecer o melhor serviço à população.

Segundo o secretário, apesar da passagem dos caminhões de lixo três vezes por semana no local, foi constatado o acúmulo de detritos de todos os tipos lançados nos valões que margeiam a linha férrea, além do entupimento das caixas coletoras e das manilhas que escoam os dejetos para a rede de esgotos. Delorme faz um apelo aos moradores para que utilizem os caminhões de lixo dos Serviços Urbanos e não joguem lixo no local, para o bem-estar de toda a comunidade.

Segundo os técnicos da secretaria, há um acúmulo de manilhamento clandestino, que seca a rede oficial de esgotos do lugar. Eles explicaram que os operários fazem o roçado, para a retirada do mato que encobre os 1200 metros de margens da linha, e em seguida as retro-escavadeiras retiram toneladas de barro que encobrem os valões laterais da estrada de ferro. Uma outra máquina faz dupla operação: utiliza quatro mil litros de água na sucção dos dejetos para desentupir as caixas de passagem, enquanto utiliza outros quatro mil litros para lavar e desobstruir as manilhas que se juntam à rede de esgotos do bairro. A previsão é de, no mínimo, três dias para a limpeza total da área.