logo

Prefeitura: odontologia ganha reforço

22/02/2008 14:09:16 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) continua em ritmo acelerado na instalação dos novos equipamentos odontológicos. O material de ponta, está sendo instalado nas unidades de saúde de maior movimento e em algumas que ainda não oferecem o serviço na área de odontologia.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, lembra que o projeto faz parte das políticas públicas de descentralização dos serviços de saúde do governo Riverton Mussi e visa a melhoria do acesso da população ao atendimento odontológico de qualidade.

Ao todo, são 12 novos equipamentos completos. A unidade do Programa Saúde da Família (PSF) da Barra/Brasília será uma das contempladas com a inclusão da odontologia. A nova Unidade Básica de Saúde que funcionará dentro de poucos dias anexa à Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), também contará com o atendimento em horário especial.

O secretário ressalta que por registrar um grande número de atendimentos odontológicos na área de emergência e ambulatório, os consultórios odontológicos do pronto socorro do bairro Aeroporto e do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos também são preparados para receber os equipamentos. Na região serrana, a unidade do distrito de Areia Branca será a referência para as demais localidades próximas.

Entre as novidades na área de odontologia, o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, destaca a inauguração, neste primeiro trimestre, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funcionará 24 horas e contará com atendimento para pessoas portadoras de necessidades especiais. São quatro consultórios, centro de esterilização, laboratório de prótese, escovódromo e oficina de manutenção de equipamentos. A previsão é de que sejam atendidos mais de 200 pacientes por dia.

A Semusa possui atualmente 42 unidades de saúde odontológicas, sendo uma móvel e 10 funcionando nos módulos do Programa Saúde da Família, as demais nas unidades de saúde do município. Por mês, são realizados mais de 50 mil procedimentos entre tratamento e prevenção com aplicação de flúor, palestras e orientações.