logo

Prefeitura oferece 10 mil vagas para curso profissionalizantes

31/03/2008 15:25:15 - Jornalista: Waleska Freire

A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), abriu nsta segunda-feira (31), as inscrições para os primeiros 27 cursos de qualificação profissional para jovens e adultos que serão dados pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) na Escola de Informática. A fila dos interessados preencheu o quarteirão da Rua Alfredo Backer, 190, durante todo o dia com mais de mil pessoas. São oferecidas 50 vagas para cada um dos 27 cursos. As aulas começam dia primeiro de julho.

- São 2,5 mil vagas para os cursos de informática e 7,5 mil para os profissionalizantes em diversas áreas, cumprindo a meta do governo Riverton Mussi - explicou o secretário executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia.

Os cursos que tiveram as inscrições esgotadas, logo pela manhã, foram: auxiliar administrativo informatizado, operações de pintura industrial, torneiro mecânico e torristas. Os demais cursos são: almoxarifado, assistente de contabilidade, auto cad básico, auxiliar de enfermagem do trabalho, auxiliar de escritório, auxiliar de laboratório de análise clínicas, básico de operação de empilhadeira, comunicação eficaz, contínuo de office boy e office girl, gestão de pessoas em competência, inglês básico, legislação ambiental, marketing básico, marketing pessoal, marketing de relacionamento, noções básicas de primeiros socorros, o poder da comunicação, operador de telemarketing, recepcionista e telefonista, recepcionista de hotel com conversação em inglês e espanhol, relacionamento interpessoal, secretária e taifeiro.

Ana Beatriz de Souza, 27 anos, chegou cedo na fila e fez a inscrição para o curso de auxiliar administrativo informatizado, um dos mais procurados. "A gente leva o currículo nos escritórios e exigem conhecimentos de Excel. Não basta atender bem as pessoas, é preciso ter um certificado, comprovando essa capacidade para ser mais fácil arrumar um emprego", disse.

De acordo com Guto Garcia, cada curso tem carga horária e conteúdos programáticos diferenciados. O planejamento dos cursos está sendo concluído pela equipe de coordenadores do Cetep. A única exigência para os candidatos é que tenham ensino fundamental e estejam munidos dos documentos pessoais para preencher a ficha de inscrição. “As inscrições continuam até que sejam preenchidas as 50 vagas de cada curso”, informou.

No dia primeiro de maio, serão abertas as inscrições para outros 27 cursos. O Cetep oferecerá um total de 54 cursos de qualificação em Macaé.