A Prefeitura de Macaé, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, promoverá o curso “Cuidando da voz: se souber usar não vai faltar e nem falhar”, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os profissionais da educação quanto ao uso adequado da voz. Os objetivos são prevenir a ocorrência de disfonias, minimizar os fatores de risco e levar conhecimentos voltados aos cuidados em saúde vocal. A medida cumpre a determinação da Lei 047/2011, voltada para professores, monitores e demais profissionais da educação que precisam trabalhar com a voz.
O curso acontecerá durante três semanas consecutivas deste mês de setembro, às quartas-feiras, no turno da manhã, e às quintas-feiras, durante a tarde, no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). As palestras começam a ser ministradas na próxima quarta-feira (14), às 9h, e no dia seguinte (quinta-feira, 15), às 14h. No dia 21, a palestra será às 9h e no dia 22, às 14h. Já no dia 28, o encontro volta a acontecer às 9h, finalizando no dia 29, às 14h.
Serão realizadas palestras sobre saúde e comportamento vocal, exercícios de relaxamento corporal, aquecimento vocal, para antes das aulas, e desaquecimento vocal, para depois das aulas, entre outros exercícios para a manutenção de uma voz saudável. Tudo para que os educadores aprendam a como fazer o uso correto da voz, a tomar cuidados fundamentais para a prevenção de doenças, detectar os principais sintomas de alterações vocais, além das formas de tratamento e acompanhamento.
O secretário de Educação, Guto Garcia, destaca que, além de cursos de Formação Continuada desenvolvidos para os profissionais da rede municipal de ensino que estimulem a repensar e melhor atuar nas salas de aula, também existe a necessidade de promover a saúde e a qualidade de vida dos educadores:
- Esses profissionais recebem conhecimentos necessários à utilização dos vários recursos dentro do ambiente da escola durante a formação continuada. E por ser a voz seu principal instrumento de trabalho é indispensável mantê-la sempre saudável para que, consequentemente, todos eles tenham um ganho profissional.
A coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde, a fonoaudióloga Nilce Braga Brasil, que irá ministrar as palestras, explica que é importante levar conhecimentos sobre saúde vocal para os educadores, para que eles aprendam alguns cuidados básicos:
- É importante que os profissionais da Educação compareçam, já que é algo que irá beneficiá-los bastante, pois vamos dar subsídios para que passem a cuidar melhor de um dos seus principais instrumentos de trabalho que é a voz. Ao sair da palestra, eles irão saber, por exemplo, como evitar perder a voz, o que fazer caso isso aconteça, além de diversos exercícios que irão auxiliar na sua saúde vocal.
Os interessados em se cadastrar no curso, que contará com turmas de no mínimo 20 pessoas em cada dia de palestra, podem se cadastrar pelo telefone (22) 2772-6653 ou dos e-mails mariadircepecanha@macae.rj.gov.br e leonardomagalhaes@macae.rj.gov.br. Os interessados ainda podem comparecer à sede da Secretaria de Educação para se inscrever, de segunda a sexta-feiras, das 9h às 17h, na sala 119 (Saúde do Escolar).