Foto: Divulgação
A qualificação é direcionada para garçons, auxiliares de cozinha, cozinheiros e todos aqueles que trabalham com alimentos
O curso de culinária na Casa do Caminho, ministrado por profissionais do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria de Educação, além de melhorar as habilidades das alunas também é uma opção de emprego para quem deseja atuar na área. É o que afirma Carla dos Santos, que chegou há pouco tempo em Macaé e pretende trabalhar como cozinheira.
“Com o certificado do Cetep, acredito que poderei conseguir uma vaga de emprego com mais facilidade”, disse Carla. Para ela, o curso está sendo uma oportunidade de aprender técnicas de atividades que antes eram realizadas de forma amadora.
A assistente social da Casa do Caminho, Lívia Ribeiro, explica que além de ser uma oportunidade para qualificação e busca de emprego, o curso também tem como finalidade o lazer das alunas. “A maioria das cursistas é moradora da comunidade e essa é uma chance delas fazerem amizade, trocar experiências e aprender um pouco mais sobre culinária”.
Para a assistente social, a educação alimentar também é um dos focos do curso. “Aqui ensinamos as alunas a escolher melhor os alimentos, para que possam fazer pratos diversos”, disse.
A instrutora, Ana Maria Valença, explicou que o curso é básico e tem a intenção de mostrar às alunas uma forma diferenciada de fazer coisas corriqueiras na cozinha, como um tempero e molho de tomates caseiros de forma mais econômica. “Durante a qualificação também ensinaremos as alunas a fazerem massas como nhoque, lasanha e panqueca e ainda alguns doces, geléias e biscoitos”, explicou a instrutora.
As inscrições estão abertas para as pessoas interessadas em fazer o curso de manipulador de alimentos. A qualificação é direcionada para garçons, auxiliares de cozinha, cozinheiros e todos aqueles que trabalham com alimentos. O curso é uma exigência da vigilância sanitária e por isso, donos de restaurantes, bares e buffets podem direcionar seus funcionários para a qualificação, que é gratuita”, informou.
Entre os temas abordados está a contaminação de alimentos e a forma de prevenir o problema na produção, organização de uma produção de alimentação segura – desde a compra de matéria-prima, cuidados com o preparo e armazenagem dos alimentos, cuidados importantes com a higiene, uniformes e equipamentos de cozinha e utilização de produtos de higienização do ambiente.
Os candidatos interessados devem ter o ensino fundamental completo e procurar o Cetep, que fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. Mais informações através do telefone 2770-0828 ou 2762-4025.