logo

Prefeitura oferece curso gratuito de fotografia

05/03/2008 17:19:57 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A prefeitura de Macaé está oferecendo mais uma ação de qualificação para o jovem, dentro da política municipal de ampliar o leque de oportunidades profissionais. Quinze jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e dos colégios municipais Ancyra Gonçalves Pimentel e Professor Samuel Brust começaram a participar esta semana do projeto Zoom Social, um curso de fotografia teórica e prática. O curso foi elaborado pela a secretaria Especial de Integração Governamental e Comunicação Social para adolescentes de 14 a 17 anos.

Com duração de três meses, o curso conta com seis monitores, todos fotógrafos profissionais – entre eles, o secretário de Comunicação, Romulo Campos. “As aulas possuem sistema audiovisual e são realizadas na sede da secretaria de Educação, duas vezes por semana, sempre pela manhã, fora do horário escolar”, disse Romulo Campos. A prefeitura cedeu todo o equipamento para o curso, como câmeras, apostilas e cartões de memória.

- Nosso objetivo é criar possibilidades para que esses jovens se transformem em futuros profissionais na área da fotografia, com garantia de inserção no mercado de trabalho – comenta entusiasmado o secretário. Ele lembra, porém, que os jovens devem ter assiduidade e participação, pois só com esforço e responsabilidade, além de valorização desta oportunidade, é que serão bem sucedidos futuramente.

No curso, os alunos do Zoom Social terão na área teórica conhecimentos sobre a História da Fotografia, mostrando a passagem do processo foto-químico para o digital, que revolucionou a fotografia. No setor prático, eles farão oficinas temáticas, clicando o Parque Atalaia, o entorno do Mercado Municipal, o bairro de origem de cada um, entre outros assuntos. Além disso, os jovens conhecerão estúdio fotográfico na Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói.

O projeto Zoom Social conta com a parceria das secretarias de Trabalho e Renda, Inovação Ciência e Tecnologia e Especial de Desenvolvimento Humano e Social. A intenção da prefeitura é ampliar o projeto no futuro, abrindo vagas também para a comunidade.