Foto: Bruno Campos
Cursos são ministrados por profissionais qualificados
Às 8h40 desta quarta-feira (23), cerca de 350 senhas foram entregues para inscrição nos cursos gratuitos da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab). O quarteirão em volta da sede da agência, na Rua Alfredo Backer 363, perto do Corpo de Bombeiros, estava repleto de pessoas em busca de qualificação profissional. A Prefeitura de Macaé oferece 350 vagas para diversos cursos.
Segundo o gerente de Educação Profissional da Agetrab, Jovenito Tavares, todo esse movimento é resultado da confiança da população nos trabalhos da Agência. Serão 11 turmas para cursos nas áreas de beleza (cabeleireiro), gestão (assistente administrativo e assistente de logística, administração de materiais e almoxarifado). Também ocorrem nas esferas industrial (caldeireiro, pintor industrial e soldador) e de construção civil (bombeiro hidráulico, pintor residencial e eletricista de instalação residencial). Ainda há o setor de turismo, hospitalidade e gastronomia, com o curso de garçom.
Patrícia Santana, 39 anos, moradora do bairro Nova Macaé, estava na fila desde 7h, para se inscrever-se no curso de cabeleireiro. Ela disse que pretende trabalhar por conta própria. Já Luis Gustavo Gouvea Rodrigues, 27 anos, residente no Imburo, quer fazer o curso de soldador. "O curso é reconhecido na região. Todo mundo elogia", afirmou.
Juan Ramos, 21 anos, também queria fazer o curso de soldador. Para ele, o oferecimento desses cursos colabora para tirar a juventude das mazelas sociais. Por sua vez, Nelita Reis Diacomini, 49 anos, também quer fazer o curso para soldadora. "Já tenho conhecimentos na área. É um curso que oferece condições de conhecimentos em diversos setores", avaliou.
Gleisson Rui Bom, 27 anos, é de Cambuci (RJ) e mora há 11 anos em Macaé. Ele disse que os cursos dão oportunidade para os que não têm condições de pagar pelas aulas. Lilia Araújo da Silva, 25 anos, é de Catu (BA) e quer fazer o curso de Assistente de Logística. Está em Macaé há dois meses e tem referências positivas sobre os cursos da prefeitura.