A Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão está organizando o Bairro Cidadão. Agora é a vez dos cerca de 1,2 mil moradores do Morro de Sant’Anna receberem dezenas de órgãos públicos municipais e da sociedade civil, para usufruírem das mais diversas atividades. O evento está programado para acontecer no último sábado de abril (26).
Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, a importância do Bairro Cidadão é o fato de o poder público ir até o munícipe, levando promoção de cidadania, divulgação de serviços e ações realizadas em prol da própria população, além de propagar maior qualidade de vida às comunidades visitadas.
- Nosso objetivo é levar os trabalhos feitos por órgãos da prefeitura e da sociedade para perto do munícipe – conta a coordenadora. Ela lembra ainda que desde o início de 2005, a atual gestão do governo municipal já realizou o Bairro Cidadão na Fronteira, Visconde de Araújo, Botafogo, Cajueiros, Lagomar, Barra de Macaé (Brasília) e no distrito do Sana.
Aferição da pressão e atendimento odontológico em ônibus (Saúde), emissão da segunda via da Carteira de Trabalho, da Identidade e da Certidão de Nascimento (Trabalho e Renda), além de atividades esportivas ministradas por profissionais de Educação Física para crianças e adolescentes (Fesporte e Esporte e Lazer), são algumas das ações promovidas pelas secretarias municipais nas localidades visitadas.
Além disso, a secretaria de Educação organiza um estande chamado de Tenda do Saber, onde são mostrados projetos desenvolvidos pelo órgão público, incluindo apresentações de teatro, música e poesia. Já a sociedade civil organizada promove cortes de cabelo gratuitos (Embelleze, Sesi e Senai). Estes últimos prestam informações aos moradores dos bairros sobre diversos cursos oferecidos para qualificação profissional.
No mês de março, dia 26, a equipe de profissionais do Programa Macaé Cidadão, que organizam o evento, e representantes de diversas áreas públicas se reuniram para planejar o próximo Bairro Cidadão, no Morro de Sant’Anna. O encontro ocorreu no Paço Municipal da Prefeitura.