A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) promoveu na noite de terça-feira (19) uma solenidade em comemoração ao Dia do Comerciante, ocorrido na última sexta-feira, dia 16.
O evento contou com a presença do prefeito Riverton Mussi, dos secretários municipais Alexandre Gurgel (Indústria e Comércio), Paulo Longobardi (MacaéTur), Jorge Aziz (FUNEMAC), além outras autoridades. Durante a solenidade, o mestre do cerimonial agradeceu ao presidente da FUNEMAC, Jorge Aziz, pelo resultado obtido para manter a Universidade Feral Fluminense (UFF) em Macaé.
Alexandre Gurgel disse ser importante para a Associação ter na figura do secretário um interlocutor com o governo municipal. “Os comerciantes são os que estão no campo de batalha para garantir a sobrevivência do comércio, pois, quanto mais ele cresce e se expande, mais emprego cria. comércio forte significa população trabalhando, pois, o comércio é o espelho da economia do povo”, comentou.
De acordo com o presidente da ACIM, Erodice Goudard, o Dia do Comerciante é uma das datas mais antigas do calendário nacional, sendo comemorada desde a época do império.
O prefeito Riverton Mussi em seu discurso, fez um breve relato dos seis meses de governo, falando das dificuldades encontradas e das vitórias já conquistadas. “Desde que assumi tenho feito o município crescer na direção de uma economia ordenada”, disse.
Riverton citou como fator importante para a região a criação da Confederação dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro) e falou das dificuldades que vem enfrentando com as invasões de áreas no município. “Para diminuir o déficit habitacional, estamos construindo 307 casas para atender às famílias que se encontram em áreas de risco”, ressaltou.
O prefeito deu uma boa notícia tanto para os comerciantes quanto para os comerciários: vai convocar o Sindicato dos Comerciários e a Associação Comercial para tentar revolver de uma vez por todas o horário de funcionamento do comércio na cidade.
Ao final do discurso, saudou a todos os presentes, enaltecendo os comerciantes. Segundo Riverton Mussi a Associação Comercial de Macaé é uma entidade viva, composta por pessoas que acreditam naquilo que fazem e na força da comunidade. “Os homenageados desta noite representam todos os comerciantes dessa cidade empreendedora que é Macaé", disse.
Durante a solenidade, a ACIM homenageou alguns comerciantes tradicionais da cidade, reconhecendo a importância desses empresários para o crescimento do comércio de Macaé. Homenageou também as empresárias Terezinha Ribeiro Goudard, Márcia Costa e Cláudia Faria por serem as primeiras mulheres diretoras da associação, além de Armando Borges pelo lançamento do livro “O Mapa do Paraíso”.