logo

Prefeitura participa de primeira reunião do ano da Abramt

13/03/2006 15:38:10 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia (Semic), Alexandre Gurgel, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, na primeira reunião de 2006, da Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Petróleo e Gás Natural (Abramt). O encontro, que contou com a presença de prefeitos e representantes de 18 municípios, aconteceu na última sexta-feira (10), na cidade de Madre de Deus, a 70 quilômetros de Salvador, próxima ao Pólo Petroquímico de Camaçari. A próxima reunião será realizada em Macaé, no mês de maio.

- Macaé é o município com maior participação nos resultados de propostas do trabalho dessa associação, que é garantir, através de ações técnicas, percentuais de repasse de direito referente a esta atividade. Macaé foi convidada no ano passado e já se beneficiou com R$ 500 mil em repasses conquistados pelos municípios envolvidos -, ressaltou Alexandre Gurgel.

A reunião da Abramt discutiu a questão da distribuição de royalties a municípios não pertecentes à entidade. A intenção das cidades que fazem parte da Abramt é defender a manutenção do repasse de royalties aos municípios produtores e exploradores de petróleo e gás e que contam com monobóias ou píeres de atracação para embarque e desembarque de petróleo ou gás natural.

Fazem parte da Associação os municípios de Angra dos Reis (RJ), Aracaju (SE), Coari (AM), Guamaré (RN), Coruripe (AL), Linhares (ES), Macaé (RJ), Macau (RN), Maceió (AL), Madre de Deus (BA), Manaus (AM), Pirambu (SE), Rio de Janeiro (RJ), São Francisco do Conde (BA), São Francisco do Sul (SC), São Mateus (ES), São Sebastião (SP) e Tramandaí (RS). A próxima reunião da Abramt, que acontecerá em Macaé, em maio, deverá contar com a maioria dos prefeitos pertencentes à Associação.