Representantes de diversas secretarias da prefeitura de Macaé participaram na última sexta-feira (23), na sede da Petrobras, de uma reunião sobre o lançamento do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural-Prominp. Além do curso preparatório, que será realizado pelas secretarias de Educação e Assistência Social por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), a prefeitura receberá no dia cinco de novembro a Caravana Prominp, em local ainda a ser definido.
O programa, do Ministério de Minas e Energia e coordenado pela Petrobras, criou a Caravana para divulgar os cursos oferecidos na próxima edição do Pronimp, que será aberta em novembro. A prova de seleção é prevista para janeiro. Para Macaé há vagas para Ajudante de Cozinha, Auxiliar de Movimentação de Carga, Caldeireiro, Caldeireiro Offshore, Mecânico Ajustador, Mecânico Montador, Montador de Andaime, Pintor, Saloneiro, Assistente de Logística, Comissário, Cozinheiro, Instrumentista Reparador, Operador de Movimentação de Carga, Padeiro/Confeiteiro, Plataformista de Sondas e Profissional de Suprimentos.
De acordo com a assessoria da Petrobras, os cursos estão sendo oferecidos em áreas onde a disposição de mão-de-obra é bem inferior à demanda do setor. Após análise de necessidades, foi constatada a necessidade de formação, até 2013, de mais de 247 mil pessoas, através do Plano de Qualificação do Prominp para ocupar cargos na indústria do petróleo. A Caravana pretende estimular as inscrições, devido à baixa participação de representantes dos municípios nas ultimas edições.
Preparatório
Para facilitar a inclusão da população macaense no processo, o município de Macaé está com inscrições abertas, a partir desta terça-feira, no curso preparatório do Prominp. Serão 1500 vagas, das quais 500 para bolsistas do programa Bolsa Família. Os interessados devem ter mais de 18 anos e procurar o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), localizado na Rua Alfredo Backer, 363 (Rua do Corpo de Bombeiros), portando Identidade, CPF, Comprovante de Residência e de escolaridade e Titulo de Eleitor. As aulas iniciarão dia nove de novembro e irão até o dia 21 de dezembro.
Os inscritos terão aulas de Português, Matemática e Raciocínio Lógico. O Ministério do Desenvolvimento Social fornecerá as apostilas do curso e o município, através da Secretaria de Educação-Semed/Cetep, professores e espaço físico. A Prefeitura também fará o encaminhamento dos bolsistas por meio da Secretaria de Assistência Social.
Os participantes dos cursos de qualificação recebem bolsas que vão de 300 a 900 reais por mês e os cursos têm duração de 80 a 360 horas, sendo a maior parte de seu programa composto de aulas práticas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia três.
O Prominp tem como principal objetivo o fortalecimento da indústria nacional e capacitação de pessoas para trabalhar nessas empresas. O projeto nasceu a partir do entendimento de que é preciso maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços em bases competitivas e sustentáveis.
Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias de Educação, Trabalho e Renda, Assistência Social e do programa Bolsa Família.