Foto: Divulgação
Seminário foi promovido em Niterói, nesta semana
Fixar a importância do planejamento estratégico para consolidar diretrizes de gestão para Macaé, que se projeta para chegar aos 200 anos com a marca do desenvolvimento para todos. Esse foi o objetivo do presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, ao participar do 1º Seminário de Desenvolvimento da Gestão Municipal, organizado pelo Núcleo de Gestão Municipal da Universidade Federal Fluminense nos dias 24 e 25 de maio, no Hotel Quality, no bairro Camboinhas, em Niterói (RJ).
- Ficamos interessados no lançamento do Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal, que a UFF vai promover, porque a prefeitura de Macaé se prepara para alcançar um nível de excelência em sua gestão, com foco no cidadão. Quando é implementada uma ferramenta como essa, alcançamos um governo mais eficaz, mais efetivo e mais transparente e com isso, o número de serviços utilizados para a população aumenta em quantidade e qualidade – avaliou Romulo Campos.
De acordo com o presidente da CPG, a UFF desenvolve parceria com governos municipais para modernizar a gestão publica, por meio de ferramentas tecnológicas e procedimentos de administração publica. “É importante que gestores municipais estejam conscientizados da importância de uma convergência digital com base em sustentabilidade e que nós, do poder Executivo, podemos potencializar ferramentas de gestão capazes inclusive de apresentar soluções tecnológicas focadas em gestão digital e captação de recursos”, pontuou.
Romulo defende junto com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, desde o início do primeiro mandato, em 2005, a modernização da gestão a favor do cidadão. “No seminário, várias apresentações foram realizadas, como o Desenvolvimento da Gestão Municipal, novas tendências de integração digital, Plano Nacional de Banda Larga, o que nos mostrou que Macaé está no caminho certo na questão da modernização da gestão”, ressaltou o presidente da CPG, acrescentando que os programas podem ser relacionados a setores como saúde, educação e outros.
O gerente do Programa Cidade Digital da CPG, Juvêncio Papes, ressaltou que o seminário visou propiciar aos municípios um novo sistema de gestão, e apresentar novas ferramentas. “Nossa ideia é agendar uma reunião com o Núcleo de Gestão Municipal da UFF para avançar ainda mais na modernização e inovação da gestão pública municipal”, detalhou.
Segundo Juvêncio Papes, problemas, potencialidades e desafios do município puderam ser analisados com a participação de Macaé no seminário. “Trabalhamos um modelo de gestão pautado no princípio democrático, com participação popular e transparência”, citou.
Estiveram presentes no seminário, o professor Roberto Salles, Reitor da UFF, autoridades dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, de Comunicações, e das Cidades, além de membros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e público especializado.
Nesta semana, a tecnologia foi um dos assuntos em foco na prefeitura de Macaé. Os projetos de Tecnologia da informação e inclusão digital, desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, foram apresentados na InfoBrasil 2010, segundo maior evento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do país. A cidade foi representada no evento pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, que ministraram uma palestra para profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações.