Prefeitura participa do II Congresso Internacional da Pessoa com Deficiência

06/03/2023 11:47:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Assessoria Mobilidade Urbana

Congresso foi realizado na cidade do Rio na última semana

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, participou do II Congresso Internacional da Pessoa com Deficiência realizado na sede da OAB, no Rio de Janeiro, na última semana (dias 2 e 3). O coordenador do Programa de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) nos Serviços de Transporte e na Mobilidade Urbana de Macaé, Julinho Antunes, esteve no evento.


“Foram dias de muito aprendizado, conhecimento e novas ideias. É importante ressaltar que estamos trabalhando para que sejam instituídas políticas públicas que sirvam de instrumento de fomento de modo a assegurar, com dignidade e autonomia, a acessibilidade nos serviços de transporte e na mobilidade urbana”, explica Julinho Antunes.

O congresso teve como objetivo a integração entre pessoas com deficiência e diferentes atores que fazem parte direta ou indiretamente, a partir do olhar e das necessidades das mesmas, como instrumento de expansão da informação para promoção de respeito e atitudes afirmativas. Entre os temas abordados, assuntos como: Esporte: Escolha e Direito de Todos; A Avaliação da Deficiência para Efeitos da Lei, Emprego Apoiado, Transição da Educação para o Mercado de Trabalho, etc.
Programa de Acessibilidade - A Prefeitura de Macaé criou o Programa de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) nos Serviços de Transporte e na Mobilidade Urbana do município, por meio do Decreto nº005/2023, publicado no Diário Oficial do dia 13 de janeiro. O objetivo do governo municipal é assegurar e promover o pleno exercício dos direitos fundamentais para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando a inclusão social e cidadania.


Fotos Relacionadas