Prefeitura participará de simulado de derramamento de óleo

05/11/2013 16:55:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Com o objetivo de se preparar para agir em caso real de derramamento de óleo nas praias da cidade, equipes da Prefeitura de Macaé participarão o exercício simulado que a Petrobras realizará no próximo mês.

A proposta do simulado é preparar as equipes de atendimento, para agir em caso verídico desta ocorrência. Além disto, os profissionais que participarão do treinamento poderão aprimorar os seus conhecimentos de segurança e exercitar, na prática, tudo aquilo que foi aprendido nos cursos teóricos.

A Secretaria Municipal de Ambiente participará do simulado com a equipe da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas & Território, criada com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e otimizar os recursos disponíveis e promover melhoria no atendimento às demandas ambientais do município e que tem sua base de operações na Lagoa de Imboassica.

- Estaremos servindo de base de apoio para instalação da infra-estrutura de recepção e tratamento inicial de animais marinhos vítimas do derrame de óleo. Toda a estrutura desta parte da operação será instalada na base da Coordenadoria e, além de contribuir de maneira efetiva na ação de interesse coletivo, se apresenta como início de uma parceria para a troca de informações, conhecimentos e técnicas para maior qualificação da equipe da Biodiversidade para atuação neste segmento -, explicou Sávio Magaldi, responsável pelo setor.

Nas próximas semanas as equipes da Secretaria de Ambiente farão a visita técnica ao Centro de Monitoramente da Petrobras, visando a aproximação das partes e o alinhamento das ações e procedimentos. “Pretendemos assim ampliar a qualidade das ações da secretaria de Ambiente, implementando a interlocução destas partes e buscando a sinergia no atendimento às necessidades da população”, destacou o secretário Guilherme Sardenberg Barreto.

O exercício acontece nos dias quatro e cinco de dezembro e todos os trabalhos serão coordenados pela área de Controle de Contingência da Petrobras. Os profissionais contarão com o apoio do Centro de Defesa Ambiental da Bacia de Campos, da Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes e outros órgãos da Prefeitura de Macaé.

A coordenadoria está funcionando na base da secretaria na Lagoa de Imboassica, localizada na Avenida Anphilofio Trindade, 237, na Morada das Garças e está aberta para atendimento à população.