Conscientização, zelo e sentimento de pertencimento. Estas são as prioridades e solicitações da Secretaria de Educação para a comunidade. O objetivo é contar com apoio da população e coibir os atos de vandalismo que estão sendo registrados nas escolas municipais.
Este ano de 2021, a rede municipal registrou vandalismo em unidades municipais como Professora Neuza Maria de Almeida (Lagomar), Amil Tanos (Morro de Santana), e Cemeaes Aeroporto e Barra. Um dos registros que o apoio da comunidade surte ações positivas é que neste último domingo (7), a Central da Guarda Civil Municipal , por meio da equipe da Patrulha Comunitária , recebeu denúncia anônima e conseguiu recuperar alguns materiais furtados do Cemeaes -Barra.A ação foi devidamente registrada nos boletins dos órgãos de segurança competentes.
Segundo a Secretária de Educação, Eliane Araújo, a colaboração da comunidade escolar é essencial."Como ex-diretora de escola vejo a importância do cuidado e valorização do espaço escolar, com destaque para interação social e pertencimento. A escola é de todos e a responsabilidade do ambiente escolar é de todos também", ressalta.
A rede municipal segue com manutenção nos espaços escolares em um cronograma específico. As ações acontecem conforme solicitação das direções das escolas municipais junto à Superintendência de Infraestrutura da Secretaria de Educação.
De acordo com o Superintendente de Infraestrutura, Fabrício Reid, o ideal é que todos fiscalizem. "A rede municipal está tratando de deixar os ambientes adequados para receber alunos e profissionais com o retorno futuro das atividades presenciais. Todavia, as depredações e vandalismo resultam em fatores negativos para as unidades", pontua.
Durante a manutenção, as equipes executam trabalhos como substituição de materiais, capina, reparos hidráulicos e elétricos, colocação ou troca de revestimento, limpeza de fossa, manutenção de esquadrias, instalação de ventiladores, impermeabilização das calhas e lajes, instalação de grades, troca de lâmpadas, troca e manutenção de bombas d'água, pintura geral, substituição de portas, torneiras e descargas, além de limpeza dos reservatórios de água e revisão de telhado e pintura.
A recomendação da Secretaria de Educação é que se for identificada alguma situação atípica no entorno do espaço escolar, a população acione os telefones dos setores dos órgãos de segurança.
Os contatos são:
Polícia Militar - 190, 2762 0052, 2762 0190 ou 2772- 3190;
123ª Delegacia de Polícia - 2762 1860;
Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (9º GBM) 193, 2791-6852, 2793-0047 ou 27910-190;
Secretaria Municipal de Ordem Pública - 2796-1336 ou 2796-1328 (das 8h às 17h).