logo

Prefeitura prepara diversão e lazer para crianças de Macaé

07/10/2014 16:57:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Macaé abre neste mês de outubro a “Semana da criança”, que consiste em executar eventos de cultura, lazer e diversão para a garotada que é assistida pelos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras). A execução é da Subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), e inclui cinema, teatro, boliche, sensibilização e palestras educativas.

- Ao promovermos os eventos, nossa meta é incluir as crianças assistidas pelo Cras em espaços culturais de Macaé. Os eventos visam trazer informações e realizar atividades recreativas com as crianças do município sobre temas fundamentais para a infância e juventude, como prevenção de DST e conhecimento sobre o estatuto da criança e adolescente, entre outros, no mês que é dedicado a elas -, disse o subsecretário de Infância e Juventude, Rodrigo Leão.

A programação, que se inicia na segunda-feira (13), conta com a participação da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres em todos os eventos. Além disso, a Sinjuv conta com a parceria de fundações, do Fundo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de coordenadorias como o Cras, Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod), e o Centro de Referencia do Adolescente (CRA), Grutas, entre outros órgãos municipais, além da iniciativa privada. “A Subsecretaria da Mulher também irá promover um Dia de Beleza para as meninas da região serrana. Na realização do evento nós contamos com o apoio de parceiros como o Bob’s, Boliche Oceânico de Macaé, Cinemagic, SIT - Sistema Integrado de Transporte de Macaé e Teatro SESI”, explicou Rodrigo.

- O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza no seu artigo 4º que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária. E no artigo 16, parágrafo IV, diz que o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: brincar, praticar esportes e divertir-se. É nesse contexto que a Prefeitura assume um papel de corresponsável, enquanto defende o acesso à cultura e ao brincar, como um direito da criança -, assegurou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles.



A programação é a seguinte:

Dia 13 (segunda-feira) – Cinema - 100 crianças do Cras e Cemaia assistem filme no Cinemagic do Shopping Plaza Macaé, na Granja dos Cavaleiros - das 15 às 18h.

Dia 14 (terça-feira) – Dia de conscientização - Distribuição de Cartilhas com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) nos logradouros públicos - das 11 às 14h.

Dia 15 (quarta-feira) - Dia de Beleza na Serra / Boliche - Meninas assistidas pelo Cras de Córrego do Ouro participam do evento comemorativo, com o oferecimento de serviços como corte de cabelo, maquiagem, saúde e assistência jurídica e social, entre outros - das 13 às 18h.

- Crianças dos Cras urbano vão ao boliche Oceânico de Macaé – das 14 às 15h30

Dia 16 (quinta-feira) - Teatro/Esquete - das 10 às 12h e de 13h30 às 15h.

Crianças da escola municipal Oscar Cordeiro, Parque Aeroporto, assistem à peça “Saúde da Mulher, Transmissão de Doenças e Drogas”, com o Grutas.

Palestras - As estudantes assistem às palestras “Saúde da Mulher e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”, com Fernanda Daflon e “Uso e Abuso de Substâncias Entorpecentes”, com Adriana Feliciano e Direitos da Mulher, com Ilanna Pacheco.

Dia 20 (segunda-feira) – Boliche/Teatro.

Crianças do Cras vão ao Boliche Oceânico de Macaé, das 14 as 15h30, e ao teatro do Sesi assistir peça “As Paparutas” - das 16h as 17h