Foto: Arquivo Secom
Intenção é promover a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes da rede municipal
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está traçando os detalhes da elaboração do projeto Atletismo Macaé 2012, que será encaminhado para a seleção pública de projetos esportivos educacionais do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. A intenção é promover a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino a partir de oito anos.
- O objetivo é criar núcleos esportivos direcionados à prática do atletismo em parceria com o Centro Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes). A proposta é que os núcleos sejam criados nas unidades municipais Cieps municipalizados Maringá e Oscar Cordeiro, além dos colégios municipais Engenho da Praia e Pedro Adami, situado na Serra, destaca o secretário de Educação, Guto Garcia. Ele lembra que, se aprovado, o projeto terá início a partir do mês de junho de 2012.
Através do projeto, a rede municipal de ensino tem a meta de atender mais de 1.400 alunos. Além da atividade física, eles terão direito a lanche e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, primando pela sinergia com a política pública nas áreas de esportes, educação e cultura, incentivando autonomia, cooperação e respeito entre os estudantes, além de contribuir com o desenvolvimento social, afetivo e social dos alunos.
Segundo o coordenador extraordinário do Cemeaes, Anderson Rangel, a parceria tem tudo para dar certo. “A finalidade é levar 50% de alunos da rede pública e outros 50% da rede privada ao núcleo de Atletismo do Cemeaes, que funciona no Forte Marechal Hermes”, destaca, lembrando que a seleção das unidades municipais devem ser inseridas ao projeto, em virtude das participações nas competições de atletismo em eventos como Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem).
Rangel observa que, atualmente, o Cemeaes atende cerca de 30 mil pessoas ao mês. Macaé conta com seis unidades localizadas em diferentes pontos do município: Módulo I (Centro); Módulo II (Imbetiba); Módulo III (em Córrego do Ouro); Módulo IV (será inaugurado no Parque Aeroporto); Módulo V (Barra); e Módulo VI (Parque Valentina Miranda).
Os assistidos do Cemeaes participam de atividades como aulas de futsal, vôlei, jazz, balé, taekwondo, natação e hidroginástica, além de avaliação física, alongamento e ginástica. As unidades oferecem ainda fonoaudióloga, fisioterapia, psicologia e neuropediatria e atendimento pediátrico.