O projeto ainda está sendo estruturado, mas a prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) já está sendo disseminada a proposta do “Ser Vida”. O programa tem como objetivo estimular a prática do voluntariado no ambiente de trabalho. Na próxima segunda-feira (26), os funcionários do restaurante Ihote Sul conhecerão um pouco mais dessa prática durante a palestra sobre o tema.
Um pouco dessa prática vai ser aplicada no restaurante na própria segunda-feira, quando um almoço será oferecido pelo restaurante aos internos do Recanto dos Idosos. “Nós vamos aproveitar a oportunidade para chamar a atenção da importância do voluntariado”, lembra Claudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda.
Entre todos os projetos da secretaria, o “Ser Vida” será voltado para a prática do voluntariado. Segundo Bogado, faz parte de uma das linhas do projeto a captação de pessoas para esse trabalho. “No momento em que o trabalhador for se cadastrar na Semtre, vamos convidá-lo a fazer parte do nosso projeto”, diz o secretário, lembrando de imediato, que o fornecimento da vaga não está vinculado a sua escolha ou não pelo projeto.
De acordo com Bogado, a idéia é colocar esses voluntários para atuarem em situações emergenciais e assistenciais. Um trabalho que possivelmente será feito em parceria com a Defesa Civil.