A prefeitura de Macaé já iniciou os preparativos para o Dia de Conscientização do Ponta, projeto de educação ambiental que está completando 10 anos. O evento será realizado começa este mês e segue com diversas ações até maio. Os preparativos tiveram início esta semana com uma reunião, na sede da Agenda 21, de sensibilização dos diversos parceiros para definição da formatação da programação deste ano.
Segundo o coordenador do projeto, Paulo Sérgio Barcelos, o diferencial deste ano é que nas atividades antecipadas, além do tradicional concurso para eleição do desenho para ilustração do "X Dia de Conscientização do Pontal – 2009", foram inseridas outras duas voltadas para o desenvolvimento de manifestações culturais. Entre as atividades estão apresentações musicais, teatro e dança. “A intenção é trabalhar os temas e as palavras-chaves do evento, que será apresentado no Teatro Municipal de Macaé”, explicou.
O Dia de Conscientização do Pontal faz parte do programa de educação ambiental do projeto Conhecer para Preservar, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. O evento terá a participação das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Educação, além da Petrobras e da Agenda 21, além de parceria com diversos outros órgãos.
O Dia de Conscientização do Pontal tem como objetivo principal ampliar a discussão sobre o tema água e lixo, além de contribuir no processo de conscientização da população ribeirinha. “Como resultado desta atividade, pode-se constatar a diminuição do lixo doméstico à beira-mar, contribuindo, na melhoria da qualidade ambiental, principalmente na Praia da Barra”, disse o secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery.
Na próxima terça-feira (18), às 13h30m, na sede do Sindipetro, acontecerá uma nova reunião, que envolve a sensibilização dos coordenadores, diretores e professores das escolas que irão participar do evento.
A coordenação do evento espera neste momento informar sobre os objetivos e critérios para a participação dos mesmos, já que além das atividades inerentes, os grupos também participam de uma gincana ambiental que envolve atividades antecipadas. As Escolas particulares e outros grupos que desejam participar do evento deverão comparecer na sede do Sindipetro na data e hora marcadas.