Prefeitura Presente acontece no Lagomar

23/06/2022 18:34:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

A proposta é levar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Macaé para as comunidades

Centenas de pessoas participaram da terceira edição do Prefeitura Presente, que aconteceu no bairro Lagomar, nesta quinta-feira (23). A proposta do projeto é levar os serviços oferecidos pela administração municipal para as comunidades. Entre as ações estão tratamento odontológico; testes de HIV, sífilis e glicemia; agendamento para carteira de identidade; emissão e regularização do cartão do SUS; vagas de emprego; registro no cadastro único, entre outros.

Com a saúde intacta - conforme resultado da avaliação física, com o projeto Informa - Delson Valério de Almeida (63) aproveitou a ação para verificar a saúde e realizar o cadastro na Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda e, com isso, concorrer a futuras vagas de emprego.

"Eu sou pedreiro profissional e tenho uma expectativa muito grande em conseguir um emprego fixo na área. Agradeço imensamente a oportunidade de poder me cadastrar e a simpatia de todos os profissionais envolvidos nessa ação", destacou Delson Valério.

Desenvolvimento Social

O projeto contou com várias ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade: Cadastro Único - serviços de inclusão e atualização cadastral; Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gêneros - orientações e serviços para população LGBTI+ e agendamento para retificação de nome social; Coordenadoria de Política de Direitos de Fomento a Inclusão - orientações e serviços para pessoas com deficiência; Conselhos Tutelares – orientações a população, recebimento de denúncias e requerimento de documentos para menores; Serviços de Família Acolhedora e Programa de Apadrinhamento - divulgação e orientação; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – orientações sobre o serviço.

Políticas para as Mulheres

A Secretaria de Políticas para as Mulheres levou, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com a psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, distribuição de folhetos sobre os Direitos da Mulher; Roda de Conversa "Os Direitos das Mulheres", com a equipe da secretaria; oficina de artes manuais com o Espaço Mulher Cidadã; serviço de execução de trança raiz com a equipe da Jheniffer Ozório, formada por quatro voluntários.

Trabalho e Renda

A oferta do serviço de atendimento para encaminhamento de vagas de emprego foi promovida pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda. O órgão disponibilizou 40 vagas para agendamento de emissão de primeira e segunda vias de Identidade.

Esportes

A Secretaria de Esportes agitou o espaço com aula de ginástica; cross training e recreação; e avaliação física, com o projeto Informa.

Qualificação Profissional

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional esteve presente no evento com pesquisa de campo sobre cursos profissionalizantes e esclarecimento de dúvidas pertinentes à área.

Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu ações educativas e prevenção de acidentes no trânsito, com instrução para toda a comunidade sobre os cuidados para evitar acidentes, além de todos os componentes e atores do trânsito, entre eles, ciclistas, pedestres, condutores e motociclistas.

Cultura e Turismo

As Secretarias de Cultura e Turismo apoiaram o projeto com estruturas e logística. Além disso, houve apresentação de capoeira, uma realização da Secretaria de Cultura.

Procon

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou atendimento para ações educativas aos consumidores e registro de reclamações referentes às relações consumeristas.

Ambiente e Ouvidoria

A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal realizou uma mostra das Unidades de Conservação de Macaé.

Já a Ouvidoria esteve com uma ação educativa durante o evento.

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve presente com serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor, que visa dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de suas licenças municipais de funcionamento.