A quadra poliesportiva do Morro de São Jorge teve este sábado (25) diferente com o programa Prefeitura Presente. O evento que está na sua 10ª edição, atraiu moradores da área e proximidades para receber e conhecer os diversos serviços oferecidos pelos órgãos municipais.
A programação que contou com a atuação de várias secretarias e coordenadorias foi elogiada pelos visitantes. Entre eles estavam as moradoras Luciana e Ana Luísa Barcelos. Mãe e filha respectivamente, foram procurar orientação sobre a emissão da segunda e primeira via da carteira de identidade direcionada pela Secretaria de Trabalho e Renda .
“Já agendaram para a gente, e em breve teremos nossa carteira. Gostei muito de tudo aqui. A Prefeitura está de parabéns”, contou Luciana.
Muitos que passaram pela praça também aproveitaram para obter informações sobre os cuidados com a saúde e as infecções sexualmente transmissíveis. Foram oferecidos testes de anti-HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados disponíveis em 30 minutos, além de orientação do profissional. Também foi realizada distribuição de preservativos e folhetos explicativos.
Outras orientações disponibilizadas foram pelas equipes da “ Saúde Mental” da Secretaria de Saúde, Procon, que segue até o final do mês com à operação “Preço Exposto”, Na ocasião, a equipe distribuiu materiais explicativos, tirou dúvidas e os consumidores tiveram a oportunidade de conhecer o Proconzinho, mascote lançado na primeira edição do projeto Fiscal Mirim.
Em homenagem ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé, celebrado na última terça-feira (21), a Secretaria de Igualdade Racial frisou as informações de combate ao racismo e levou o projeto “Vem de Trança”, com serviço de produção de trança raiz para o público. Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres levou, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com a psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, além de distribuição de folhetos sobre os Direitos da Mulher.
Além disso, os moradores tiveram acesso às informações sobre combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, vacinação, doação de livros diversos pela equipe da Secretaria de Cultura, além de atendimento de serviços como auriculoterapia e correção postural pela equipe de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde. O Estatuto da Juventude e os direitos também foram destacados para quem passou pela praça.
Os amigos Junior Maia, Bianca Assis e Luana de Souza admitiram que a programação surpreendeu.
“Não conhecíamos várias ações. Gostei muito de saber das orientações da Odontologia, Posturas e Igualdade Racial. Vou falar com meus parentes para procurar os serviços oferecidos por estes locais”, destacou Manoela.
Já a costureira Lia da Silva, moradora do Morro há 50 anos, fez questão de participar da avaliação de atividade física da Secretaria de Esportes.
“Com a medição do meu peso e altura fiquei sabendo se estou no meu peso adequado. Eu, descobri que meu IMC está acima de 30,0, considerado obesidade de grau I. Agora vou procurar atendimento médico para me cuidar”, comentou.
Vale lembrar que o Programa "Prefeitura Presente nos Bairros" foi criado por meio do decreto nº 145/2022, e implantado por uma Comissão Especial presidida pela Secretaria Municipal Adjunta de Relações Institucionais para atender à população diretamente nos bairros.