Prefeitura Presente: segunda edição acontece no Ciep da Nova Holanda

2022-05-24 15:57:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Projeto que leva diversos serviços públicos será nesta sexta-feira (27), das 9h às 17h

Editado em: 25/05/2022 às 17h09


A segunda edição do "Prefeitura Presente" acontecerá nesta sexta-feira (27), das 9h às 17h, no Ciep da Nova Holanda. O projeto tem o objetivo de levar diversos serviços públicos para as comunidades. As ações serão realizadas pelas Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Qualificação Profissional, Trabalho e Renda, Ciência e Tecnologia, Esportes, Mobilidade Urbana, Cultura, Turismo, Mulher, Relações Institucionais, Procon, Ambiente, Ouvidoria e Desenvolvimento Econômico. 

De acordo com o Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Edilson Simões da Silva, a proposta é dar transparência às políticas públicas aos moradores, além de estreitar o relacionamento e promover ações afirmativas. Ele acrescenta que o intuito é realizar uma edição sempre na terceira sexta-feira do mês.

Saúde

Na área de Saúde, a Coordenadoria de Odontologia realizará a entrega de 500 kits de escovação, além de palestras, brincadeiras infantis e aplicação de flúor em 100 pessoas, com distribuição de senhas para os turnos da manhã e tarde. Haverá, ainda, emissão de cartão SUS e atualização cadastral, promovida pela Coordenação de Controle e Avaliação. Já o Centro de Referência do Diabético irá fazer orientações sobre a doença e verificação de glicemia.

O Programa de Tuberculose estará presente com orientações e agendamento para avaliação. Além disso, terá atividades do Programa IST/AIDS (Infecção Sexualmente Transmissível), com teste rápido. A Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) realizará orientação sobre Auxílio Brasil e aleitamento materno. As dicas sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, serão realizadas pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde. A vacina contra a Covid-19 estará sendo aplicada em adultos.

Desenvolvimento Social

O projeto terá, também, várias ações promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade: Cadastro Único - serviços de inclusão e atualização cadastral; Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gêneros - orientações e serviços para população LGBTI+ e agendamento para retificação de nome social; Coordenadoria de Política de Direitos de Fomento a Inclusão - orientações e serviços para pessoas com deficiência; Conselhos Tutelares – orientações a população, recebimento de denúncias e requerimento de documentos para menores; Serviços de Família Acolhedora e Programa de Apadrinhamento - divulgação e orientação; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – orientações sobre o serviço.


Políticas para as Mulheres


A Secretaria de Políticas para as Mulheres levará, por meio do Ceam Itinerante, acolhimento com a psicologia e orientações jurídicas, além de informações sobre a rede de proteção e atendimento à mulher no município, distribuição de folhetos sobre os Direitos da Mulher; Roda de Conversa "Os Direitos das Mulheres", com a equipe da secretaria; oficina de artes manuais com o Espaço Mulher Cidadã; serviço de execução de trança raiz com a equipe da Jheniffer Ozório, formada por quatro voluntários.

Trabalho e Renda

A oferta do serviço de atendimento para encaminhamento de vagas de emprego será promovida pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda. O órgão disponibilizará 40 vagas para agendamento de emissão de primeira e segunda vias de Identidade.

Esportes

Já a Secretaria de Esportes irá agitar o espaço com aula de ginástica, às 10h; cross training e recreação, das 9h às 17h; e avaliação física com o projeto Informa.

Qualificação Profissional

A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional estará presente no evento com pesquisa de campo sobre cursos profissionalizantes e esclarecimento de dúvidas pertinentes à área.

Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana promoverá ações educativas e prevenção de acidentes no trânsito, com instrução para toda a comunidade sobre os cuidados para evitar acidentes, além de todos os componentes e atores do trânsito, entre eles, ciclistas, pedestres, condutores e motociclistas.

Cultura e Turismo

As Secretarias de Cultura e Turismo apoiam o projeto com estruturas e logística. Além disso, haverá apresentação de Capoeira, uma realização da Secretaria de Cultura.

Procon

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizará atendimento para ações educativas aos consumidores e registro de reclamações referentes às relações consumeristas.

Ambiente e Ouvidoria

A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal realizará uma mostra das Unidades de Conservação de Macaé. Já a Ouvidoria estará com uma ação educativa durante o evento.

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará presente com serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor , que visa dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de suas licenças municipais de funcionamento.

Busca

Acesso Rápido

Destaque