Prefeitura programa ação para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose nas Malvinas

06/03/2024 14:10:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A atividade será realizada nas unidades de ESF no próximo dia 19

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março, a Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Secretaria de Saúde realizará uma ação no próximo dia 19, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Malvinas. O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção e tratamento da doença.

A coordenadora do Programa de Pneumonia Sanitária –Tuberculose, vinculada à Gerência de Vigilância em Saúde, Grazielli Valente de Jesus, explica que a equipe de enfermagem do programa em parceria com os profissionais das unidades da ESF, farão uma busca ativa dos casos em abandono e sintomáticos respiratórios para possíveis diagnósticos de Tuberculose com coleta de baciloscopia ( BAAR) - exame de escarro como é popularmente chamado.



“É importante lembrar que o tratamento da tuberculose é exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.




As pessoas com suspeita, que estejam com tosse há mais de três semanas, podem procurar o Programa que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (antigo Barracão), rua Marechal Rondon, 390, Miramar.

O Dia Mundial da Tuberculose é fundamental para aumentar a conscientização sobre as consequências desta doença. A data foi escolhida por ser o dia em que Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria causadora da tuberculose, em 1882.

O que é tuberculose?
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que pode acometer os pulmões e também outros órgãos, como ossos e rins, por exemplo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 8,8 milhões de pessoas doentes com tuberculose, e mais de 1,1 milhão de mortes por ano no mundo.

Transmissão
A transmissão da tuberculose acontece de pessoa para pessoa, através de gotículas da saliva que são expelidas ao falar, espirrar ou tossir.

Sintomas
Os principais sintomas são: tosse seca ou produtiva por mais de três semanas, cansaço, febre no período da tarde, suor noturno, inapetência e perda de peso.

Prevenção
Uma medida muito importante de prevenção da tuberculose é a vacina BCG, feita nos primeiros dias de vida da criança, que a protege contra formas graves da doença. A forma mais eficaz de evitar a transmissão da doença se dá através do diagnóstico e tratamento precoce, já que cerca de 15 dias após iniciar o tratamento, já não há mais transmissão.

Tratamento
O tratamento dura seis meses, e é gratuito. Apesar de a tuberculose ser de fácil prevenção e tratamento, ela ainda mata mais de quatro mil pessoas todos os anos no Brasil.