logo

Prefeitura promove ações contra a dengue em Macaé

16/01/2013 16:28:00 - Jornalista: Mônica Torres

A Prefeitura de Macaé, divulgou essa semana, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2013. O levantamento permite identificar quais os tipos de criadouros mais recorrentes em cada localidade, facilitando as ações de mobilização social e conscientização, norteando o planejamento de ações preventivas.

Os bairros que apresentaram um índice de infestação predial acima de 3.9% sofrerão ações pontuais. Caso dos bairros Nova Malvinas (4.8%), Miramar (4.0%), Centro 1, da Rua Silva Jardim, até a região do bairro Boa Vista (4.9%) e Cajueiros, que teve o índice mais preocupante de 14.7%. O bairro vem recebendo ações de limpeza pública desde último domingo (13) e as ações também continuarão no bairro Aeroporto. Na próxima quinta-feira (17), uma equipe técnica da secretaria de Saúde se reunirá para decidir os próximos mutirões referente ao combate do mosquito Aedes Aegypti.

No bairro Parque Aeroporto, o carro fumacê circulou na terça e quarta-feira (15 e 16). Nesta quarta-feira (16) também foi a vez do bairro Sol y Mar; na quinta-feira (17) o carro passará por todo o Cajueiros e sexta-feira (18) no Jardim Vitória será contemplado. Para o carro UBV (fumacê) circular são necessárias condições climáticas favoráveis (sem vento, sol ou chuva).

Nos últimos anos, com o LIRAa, identifica-se que o maior problema são os depósitos domésticos de armazenamento de água. A maior predominância de focos da larva do mosquito da dengue foi encontrada em depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico, como: tonel, tambor, barril, tina, cisternas e caixas d’água. Neste sentido, a conscientização e envolvimento da população é de fundamental importância nesta luta, assim como a atuação do poder público.
Os agentes trabalham com identificação