A Secretaria de Saúde, através do programa DST/ Aids, promove a partir da próxima terça-feira (29) à três de dezembro, o CTA Itinerante como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Luta Contra a Aids, em primeiro de dezembro. O objetivo é oferecer à população o teste rápido para o HIV, sífilis e hepatites B e C. Neste ano, o projeto terá o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Forte Marechal Hermes na luta contra Aids e as doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a setembro de 2011, foram registrados 144 novos casos, sendo 39% do sexo masculino e 26% do sexo feminino, entre de 31 a 40 anos. Este ano o foco da campanha do Ministério da Saúde são os jovens homossexuais de 15 a 24 anos.
O diretor técnico do Programa Municipal DST/Aids, Edilbert Pellegrini, ressalta a importância da comunidade participar da grande mobilização mundial contra a Aids.
- Toda equipe de saúde, parceiros, profissionais de serviço social, enfermeiros, psicólogos e técnicos, estão envolvidos nesta luta. É fundamental que a comunidade esteja consciente da importância de saber se é soropositivo, que além de proteger os outros com o uso do preservativo, o único meio seguro e eficaz na prevenção de todas as doenças sexualmente transmissíveis, tem mais chances de começar o tratamento precocemente -, enfatizou.
Edilbert ressalta ainda que este tipo de mobilização visa chamar atenção das pessoas infectadas, que não sabem que têm o vírus da Aids, para que façam o tratamento correto, antes que a doença avance.
Laço - A prefeitura de Macaé será um dos municípios que apoiará a Campanha Mundial do Laço Vermelho através do portal oficial (www.macae.rj.gov.br) para ajudar a conscientizar a população.
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo mobilização para que os 5.565 municípios participem da Campanha do Laço Vermelho 2011.
A iniciativa foi idealizada pela Unaids que em conjunto com municípios e governo federal enviaram às prefeituras cartas lembrando que em primeiro de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.
Confira a programação abaixo (horário a partir das 9h) :
Dia 29/11, o CTA Itinerante estará na Praça Veríssimo de Melo com testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatites B e c.
Dia 30/11, a equipe estará no centro de saúde Jorge Caldas com Tenda de distribuição de material informativo e preservativos.
Dia 01/12 na Cidade Universitária com uma palestra ministrada pelo diretor técnico do Programa Municipal DST/ Aids, Edilbert Pellegrini e a participação do CTA Itinerante com testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatite B e C.
Para encerrar as ações, o CTA Itinerante estará no dia 03/12 no Plaza Shopping Macaé com Tenda de distribuição de material informativo e preservativos.
O HIV pode ser transmitido:
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue.
O Programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais está localizado na Rua Velho Campos, 354 – centro, tel.: (22) 2772-9397. As pessoas que se interessarem podem fazer o TRD (Teste Rápido Diagnóstico) para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C gratuitamente, além dos preservativos.