Prefeitura promove Cevas Itinerante na Bicuda nesta quinta-feira

Feb 19, 2024 3:16:00 PM - Jornalista: Janira Braga

A Prefeitura de Macaé realizará nesta quinta-feira (22), mais uma edição do 'Cevas Itinerante' na Bicuda. A iniciativa é executada pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde, e tem o objetivo de combater o Aedes aegypti, os roedores e o caramujo africano. Durante o evento, haverá um mutirão em visita domiciliar para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além disso, será realizado o bloqueio de casos positivos, no qual equipes irão até as casas onde foram identificadas pessoas com dengue para realizar um trabalho com bomba, visando exterminar os mosquitos adultos presentes no local. Também será feita a colocação de telas em caixas d'água para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

No combate aos roedores, a equipe do Cevas Itinerante estará atenta aos possíveis locais de abrigo desses animais e tomará as medidas necessárias para controle.

Por fim, será feito um trabalho específico para o controle do caramujo africano, visando minimizar os riscos que a presença desse animal pode trazer para a saúde dos moradores.

A ação, coordenada pela Prefeitura de Macaé, reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde pública, incentivando a participação da comunidade no combate às doenças transmitidas por vetores.