logo

Prefeitura promove concurso de redação

18/07/2008 11:37:20 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Preocupada em que haja reflexão dos jovens sobre a violência no âmbito da cidadania, a coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão da prefeitura promove o terceiro concurso de produção textual, cujo tema será “Juventude e Cultura da Paz”. Estudantes do oitavo ano do ensino fundamental, do ensino médio, do pré-vestibular até o ensino superior, passando pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), já estão escrevendo sobre o assunto.

Todas as instituições de ensino a nível municipal, estadual, particular e de graduação já foram acionadas. Até o dia 27 de agosto, todas as redações deverão ser entregues na sede do Programa Macaé Cidadão, na Rua Papa João XXIII, 175, Imbetiba. Segundo uma das organizadoras do concurso, a pedagoga Elma Bichara, é interesse da prefeitura, através do Macaé Cidadão, que o jovem seja protagonista de sua cidadania. “O fato de a juventude participar deste debate de idéias promove a autonomia cidadã”, enfatiza Elma.

O outro organizador do concurso é o historiador Julio César Boldrini. Ele disse que sete jurados escolhidos na sociedade civil organizada e em órgãos públicos que representam a educação e a comunicação irão avaliar quesitos como: originalidade, senso crítico, criatividade e argumentação.

- A premiação consiste em que os 95 melhores textos farão parte de uma revista – avisa Julio. Ele lembra que os profissionais do Programa Macaé Cidadão têm visitado as instituições de ensino para acompanhar e estimular o processo. “É gratificante perceber que as escolas estão aderindo à proposta, incentivando os seus alunos a refletirem sobre o tema proposto, enriquecendo o debate, por meio de produção textual”, conclui Julio.