De quarta a sexta-feira (07 a 09), a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), da prefeitura de Macaé, realiza o Curso Básico de Proteção Comunitária, no Centro de Estudos Sanitários e Ambientais (Cesa), no Sana. O evento é destinado aos monitores da Organização não governamental (Ong) Pequena Semente. O objetivo é preparar a comunidade com noções de primeiros socorros para receber os turistas durante o verão.
Localizado na serra macaense, com belos rios, matas e cachoeiras, o Sana recebe visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Esse número aumenta consideravelmente no verão, quando as cachoeiras ficam lotadas de banhistas. Com a preocupação de dar maior segurança aos visitantes, a prefeitura de Macaé programou o curso para capacitar os monitores da Pequena Semente, que já realizam um trabalho preventivo no distrito.
O conteúdo do curso abrange noções de primeiros socorros, um panorama geral sobre a atuação da Defesa Civil, palestras, exercícios simulando o resgate de afogados nas cachoeiras, etc. “A finalidade é ensinar aos monitores como agir em casos de emergência, principalmente numa época em que as chuvas são mais fortes”, explica o coordenador do Comdec, Erik Schueler.
Durante o curso os alunos vão aprender como agir com pessoas que ficam presas entre as pedras no rio, e até, em casos de mordidas de animais peçonhentos (cobras, aranhas, etc). A dra. Olga Neme Rios, o professor Júlio César C. Leitão e um representante da secretaria de Meio Ambiente (Semma) serão os palestrantes. Doenças sexualmente transmissíveis, o mal das drogas, destinação de resíduos e preservação ao meio ambiente, são alguns dos temas.
No encerramento, os alunos receberão certificado de conclusão, apostila com o conteúdo do curso, camisa e boné de voluntário da Defesa Civil.