A prefeitura de Macaé promove nesta terça e quarta-feira (15 e 16), curso de artesanato com conchas. O objetivo do governo municipal é promover qualificação dos moradores de Macaé em fontes alternativas de geração de trabalho e renda. O curso terá duas turmas com 15 pessoas, além de integrantes do grupo produtivo Benesca, vinculado à Incubadora de Empreendimentos da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).
As aulas são gratuitas e acontecerão pela manhã das 9h às 12h e à tarde das 14h às 17h. Os interessados em participar do curso ainda poderão se inscrever nesta terça-feira num dos dois horários, na Incubadora de Empreendimentos, na Estrada do Imburo, s/nº, bairro da Ajuda.
- Durante a participação dos grupos produtivos da Incubadora, no Festival de Economia Popular em Angra dos Reis, representantes da Semtre mantiveram vários contatos. Um desses foi com o Edson Fogaça, artesão local. Ele agora vem a Macaé para ministrar esse curso como voluntário. É uma ótima oportunidade para as pessoas que gostam de trabalhos artesanais aprendam mais uma técnica – observa o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.
A única exigência para a participação no curso de artesanato com conchas, é que os interessados levem pistola de cola quente e a cola.
Incubadora - O objetivo da Incubadora é funcionar como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.
A Incubadora de Empreendimentos de Macaé fornece apoio técnico para sete grupos produtivos; desenvolve oficinas em três comunidades; formação e sistematização do trabalho das Cooperativas de Garçons (Coopgam), Costureiras (Coopcom) e Beneficiamento de Pescado (Benesca), e dos grupos produtivos do Assentamento Prefeito Celson Daniel, Mulheres Artesãs do Lagomar, Associação de Parentes, Serra em Arte, da Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, Associarte, entre outros.
Encontro – Nesta segunda-feira (14), o secretário de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga, se reuniu com o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, para discutir questões relativas ao II Encontro Macaense de Economia Popular Solidária. O evento vai acontecer na Incubadora de Empreendimentos da prefeitura, no bairro da Ajuda, no dia 19 de fevereiro. O objetivo é discutir questões ligadas ao setor de Ecopopsol, como a auto-gestão, divisão de faturamento, rodízio de liderança, entre outros assuntos.