logo

Prefeitura promove curso de certificação na área de transporte

25/10/2005 18:13:44 - Jornalista: Janira Braga

Trabalhadores da área de trânsito e transporte de Macaé poderão garantir suas certificações em cursos que serão promovidos pela Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Nesta terça-feira (25), o prefeito Riverton Mussi (PSDB) participou do painel sobre “As novas normas do Conselho Nacional de Trânsito e seu reflexo na cadeia produtiva de petróleo”, no auditório da Incubadora de Cooperativas, onde empresários, gerentes e administradores, que têm em suas atividades o transporte, debateram as leis de trânsito.

- Nosso objetivo é promover a qualificação, com foco na certificação da categoria ligada ao transporte, para gerar oportunidade para o cidadão entrar no mercado. Vamos trabalhar junto com as empresas ligadas ao setor de trânsito e transporte – afirmou o Secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

O prefeito destacou que o governo investe na qualificação profissional para promover inserção no mercado de trabalho dos munícipes e busca parcerias para viabilizar mais projetos de capacitação. “Estamos fazendo a reestruturação do sistema viário da cidade e os cursos ligados a esta área vão ajudar a gerar mais mão-de-obra capacitada neste setor”, acentuou Riverton.

O coordenador do Sest/Senat, João Carlos Campaneli, ministrou a palestra e discutiu com os empresários e gerentes ligados à área de transporte, as mudanças promovidas pela Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Campaneli enfatizou a importância da regulamentação dos cursos especializados de transporte, que direta ou indiretamente, estão relacionados com a cadeia produtiva de petróleo, podendo afetar o desenvolvimento operacional das empresas envolvidas.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, os cursos serão com foco na certificação na área de transporte, tanto de cargas como de passageiros. “O Sest/Senat e a prefeitura vão promover esses cursos para atender uma demanda que após pesquisa de mercado, constatamos que há carência”, detalhou.