logo

Prefeitura promove curso de empregada doméstica

06/01/2006 14:20:51 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Se você esta à procura de um profissional com conhecimentos específicos na área de alimentação, boas maneiras e práticas culinárias, já sabe onde encontrar. Esse será o perfil de 38 mulheres, que desde novembro participam do curso de empregada doméstica oferecido pelo Programa Macaé Cidadão em parceria com a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre). Todos esses conhecimentos estão sendo repassados através de aulas teóricas e oficinas que acontecem às terças e quintas-feiras no auditório da Incubadora de Cooperativas.

O curso tem como principal objetivo proporcionar aos participantes subsídios necessários para a inserção no mercado de trabalho. Nesta semana, as alunas estão recebendo ensinamentos sobre a prática de armazenamento e o condicionamento de alimentos.Todos os ensinamentos são repassados por uma nutricionista que faz parte da equipe multiprofissional formada por gastrônomo, engenheiro de alimentos, psicólogo, advogado e um enfermeiro.

São assuntos básicos que muitas vezes passam despercebidos e que geram processos de contaminação na cozinha. Um bom exemplo é a forma correta e lavar uma pia. As alunas receberão noções sobre os princípios de uma alimentação saudável. E as principais combinações de alimentos.

A arte de servir e arrumar, tanto cama e mesa, fazem parte de um dos tópicos do curso. Inclui aí, a forma correta de atender um telefone, anotar recados e as boas maneiras. As alunas aprenderão também a como elaborar um orçamento doméstico.

A coordenação do curso reservou um espaço para a abordagem dos direitos e deveres do empregado e empregador que serão repassados por um advogado. Mais do que está informada sobre seus deveres e obrigações, a futura empregada doméstica levará do curso conhecimentos que farão a diferença em relação as demais profissionais já inseridas no mercado de trabalho.

O encaminhamento dessas profissionais será feito através da secretaria de Trabalho e Renda, que formará um banco de dados à disposição da população. Mais do que treinar, a principal proposta é desenvolver projetos de capacitação profissional no município é promover a inclusão social do cidadão macaense, seguindo a linha de ação do governo municipal que é levar o desenvolvimento para todos.