Com objetivo oportunizar às gestantes e nutrizes um acompanhamento diferenciado capaz de promover uma nova postura frente a sua maternidade, a Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), por meio da Divisão de Educação e Programas em Saúde vinculada à Saúde Coletiva, promove curso com o tema “Mãe x Bebê: Gerando relações, tecendo cuidados”. O curso acontece às terças-feiras, nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de junho, das 8h30 às 12h, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, na Rua Teixeira de Gouveia, 469, Centro. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2773-5060. As vagas são limitadas.
- Nosso objetivo é oferecer informações que sejam de fato pertinentes às necessidades de cada gestante. Fazendo assim, propiciar às gestantes informações multidisciplinares acerca do bom desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de si mesma e do bebê, através da orientação técnica específica dos profissionais, diz a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes Aparecida.
Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde, a fonoaudióloga Nilce Braga Brasil, o curso aborda como desenvolver a inteligência e a linguagem do bebê; cuidar da dentição e da alimentação; como e porquê amamentar; a importância da ginástica pós-parto e muito mais.
- Trata-se de um espaço para ouvir as gestantes, tirar suas dúvidas e medos, onde elas trocam informações e recebem novas sugestões. No local, as mães aprendem a melhor forma de cuidar e estimular o desenvolvimento físico e psicológico do bebê, fala Nilce Brasil.
Ela acrescenta que o projeto pretende criar espaços de escuta e oferecer informações importantes no que tange ao bom desenvolvimento biopsicossocial da gestante e do bebê, alcançando o maior número de gestantes e nutrizes em atendimento nas Unidades de Saúde de Macaé, incluindo o Programa de Saúde da Família (PSF), além de outras Instituições que realizam este tipo de atendimento, como igrejas, institutos, fundações e entidades não governamentais, tendo em vista que a Divisão de Educação e Programas em Saúde objetiva atingir toda a comunidade macaense.
A Divisão de Programas conta com uma equipe multidisciplinar que tem o apoio de profissionais como fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, dentista, enfermeira e assistente social.