logo

Prefeitura promove encontro de Grafite

02/07/2009 09:30:14 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Divulgação

Evento é organizado pelo Projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura

A prefeitura de Macaé promove, neste sábado (4), na praça em frente à Escola Municipal Zelita Rocha, no Parque Aeroporto, o I Encontro de Grafite. O evento, organizado pelo projeto Art Luz, pela Fundação Macaé de Cultura e Secretaria de Cultura, vai reunir os melhores grafiteiros de Macaé, São Gonçalo e do Rio de Janeiro. O evento começa às 9h, e na praça será construído um grande painel. Uma das atividades do Art Luz são as aulas de Grafite.

Trabalhando há dez anos no programa, o professor Marlon Gitirama, ressalta que o objetivo do evento é mostrar que o grafite macaense é um grupo organizado e que trabalha para a formação de novos grafiteiros no município, e também levar para os alunos, novas técnicas, estilos e perspectivas de outros mestres.

- Como professor, é muito gratificante ver a evolução dessas pessoas e o que esta modalidade pode trazer para a vida futura deles. Muitos já são convidados a trabalhar, e isto, além de valorizar a arte, proporciona uma renda extra no mês, comentou.

Marlon fala também da importância do Programa Art Luz para Macaé, salientando que ele teve que sair do município para aprender a grafitar e hoje, além dos alunos terem este acesso facilitado, todo o material usado é fornecido pelo programa.

De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly, o Grafite é uma vertente artística que precisa ser bem assistida, pois além de despertar a curiosidade dos jovens, tirando-os da possibilidade de se tornar um pichador, pode formar um profissional com inúmeras possibilidades de trabalho, além do reconhecimento de se tornar um artista.

Felipe dos Santos, 22 anos, foi aluno durante três anos do Programa Art Luz e fala orgulhoso de sua participação no projeto. “Já pichei e vi que não tem nada a ver, é só adrenalina. Paixão mesmo é pelo grafite, que além de proporcionar respeito e reconhecimento, hoje já me dá retorno financeiro”, comentou. Para Felipe, o aprendizado do Art Luz foi fundamental para sua formação profissional e como pessoa também. “Os professores dão uma formação educacional fantástica durante o curso”, afirmou.