logo

Prefeitura promove II Jornada Municipal de Fonoaudiologia

19/11/2013 11:09:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Para discutir a importância do cuidado multiprofissional nos aspectos relacionados à audição, voz, motrocidade oral, deglutição, linguagem e psicomotrocidade, a Secretaria de Saúde promove a “II Jornada Municipal de Fonoaudiologia: Intervenção Multiprofissional nos Ciclos da Vida. O evento, que reunirá profissionais da Saúde, Educação e áreas afins, acontecerá entre os dias 9 e 10 de dezembro, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), localizada na Cidade Universitária.

No primeiro dia, o encontro começa, às 18h, com a solenidade de abertura. No segundo, das 8h às 17h, será a vez das mesas temáticas. A proposta é abordar questões desde o recém-nascido ao idoso. Os interessados em participar podem fazer as inscrições pelo site da prefeitura: clique aqui.

De acordo com a organização, a jornada também comemora o Dia do Fonoaudiólogo, celebrado em 9 de dezembro. O intuito é realizar um evento científico de atualização relacionado à ação da fonoaudiologia nas equipes multiprofissionais da rede municipal de Macaé.

O fonoaudiólogo tem por atribuição prestar assistência à população em geral, realizando ações de prevenção, promoção, avaliação, orientação, diagnóstico e tratamento individual ou em grupo das alterações da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem. Sua atuação no serviço público pode ocorrer na área de saúde, junto às equipes multidisciplinares e em ações preventivas na área de educação e desenvolvimento social.

Conheça a programação:



Dia 9/12

18h: “Panorama da Fonoaudiologia na Rede Municipal”



Dia 10/12

8h30: Mesa 1 – “Cuidados Paliativos e Terminalidade”

10h15: Mesa 2 - “A Voz como Instrumento de Trabalho – Uma Visão Multidisciplinar”

13h: Mesa 3 – “Atendimento Multiprofissional na Gagueira”

14h15: Mesa 4 – “Fonoaudiologia Educacional: Contribuições para a Educação Infantil”

15h30: Mesa 5 – “Suporte à Mulher no Pré-Natal, Maternidade e Puerpério: Aleitamento Materno”