
Foto: Arquivo Secom
A ação visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e fortalecer as ações de prevenção
Um mutirão de testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) será promovido, em Macaé, no dia 7 de fevereiro. A ação da prefeitura acontece por meio do Programa IST/AIDS, das 9h às 16h, na Rua Alfredo Backer, nº 177, Centro. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e fortalecer as ações de prevenção em saúde.
A iniciativa é voltada especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades de comparecer às unidades de saúde durante o horário comercial. O mutirão oferecerá testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, com atendimento por demanda espontânea, respeitando a ordem de chegada e mediante distribuição de senhas.
De acordo com a coordenação do Programa IST/AIDS, a realização do mutirão antes do período carnavalesco é estratégica, considerando o aumento da circulação de pessoas e a necessidade de intensificar ações de conscientização e prevenção. O diagnóstico precoce é fundamental para o início do tratamento adequado e redução da transmissão das infecções.
A coordenadora do programa, Sandra de Oliveira Barcelos, destaca que a ação contribui para que mais cidadãos tenham acesso ao serviço.
“A prefeitura segue investindo em políticas públicas de prevenção e cuidado, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população”, observa.