A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, prorrogou o período de inscrições para o Concurso de Cartazes Ecológicos. A intenção é sensibilizar os estudantes da rede municipal de ensino para o tema. Por isso, as inscrições que terminariam nesta sexta-feira (4) prosseguem até a próxima sexta-feira (11). A proposta do concurso, direcionado aos alunos do 5º ano das unidades municipais, é estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos, com relação à utilização dos recursos naturais.
Para participar, os dirigentes das unidades de ensino devem responder por oficio digital ou e-mail, as fichas de inscrição enviadas pela Coordenação de Meio Ambiente. Os interessados também podem se inscrever de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sala 119 da sede da Secretaria de Educação. A organização do concurso avisa que os trabalhos participantes devem ser produzidos nas salas de aula junto aos professores. Um dos requisitos é que os trabalhos devem ser confeccionados com materiais recicláveis, como garrafas pet, tampinhas e latas de bebidas, jornais, revistas e papelão, entre outros. Diante dos trabalhos produzidos, uma comissão julgadora, formada por representantes ligados às áreas de Educação e Meio Ambiente, vai avaliar os cartazes produzidos pelos alunos.
De acordo com a subsecretária de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, o grupo de alunos que produzir o melhor cartaz vai ganhar como prêmio um passeio ao Parque Municipal do Atalaia com direito a café da manhã e almoço. “Será um dia diferente voltado para a natureza, de registros e descobertas. Esta será uma forma de enaltecer a fauna e flora do município e de levar aos alunos uma concepção mais ampla sobre a natureza”, observa.
Semana - O concurso de cartazes ecológicos promete movimentar a Semana de Reciclagem, prevista para acontecer entre os dias 14 a 18 deste mês nas unidades municipais de ensino. A previsão é que, após o evento, os cartazes ecológicos sejam expostos no hall da Secretaria de Educação para apreciação dos visitantes, funcionários e profissionais da rede municipal de ensino. A data da exposição ainda será divulgada.
Para o coordenador de Meio Ambiente da subsecretaria, Amauri Júnior, a expectativa é que alunos e professores sejam envolvidos pela proposta de refletir sobre o meio ambiente e na contribuição enquanto cidadãos para preservar o ecossistema: “Esta será uma chance para que alunos e profissionais da Educação despertem maior consciência e senso crítico quanto à proteção dos recursos naturais”, finaliza.