Prefeitura prorroga prazo de validade do Passe Livre para idosos

02/06/2005 17:47:46 - Jornalista: Sônia Braga

A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (SEMPROS), prorrogou por tempo indeterminado, a validade das carteirinhas do passe livre de transporte para pessoas a partir dos 65 anos e portadores de doenças de natureza grave. A medida vale ainda para quem está com a carteira vencida em 31 de dezembro do ano passado.

. As três empresas de ônibus da cidade – Macaense, Líder e São Cristóvão – foram avisadas sobre a decisão e, desde quarta-feira (01/06) devem aceitar os passes livres, mesmo os que estiverem com datas vencidas.

De acordo com o secretário Valdeci Brandão, foi enviado ao prefeito Riverton Mussi, o ofício 175/06, datado de 16 de maio, onde é explicada a necessidade da prorrogação dos passes, tendo em vista que os cartões eletrônicos - nova modalidade do passe -, ainda não estão em vigência, devido a implantação do novo sistema que aguarda licitação dos transportes coletivos de passageiros nas linhas urbanas do município. Em vista disso, Brandão aguarda as devidas providências junto à secretaria municipal de Transporte para que o prazo seja prorrogado até a tomada da licitação.

O secretário explicou ainda, que no ano de 2004 foram expedidas cerca de 4500 passes e, para este ano, a expectativa é que o número aumente em 20%. “A estimativa é que em 2005 a secretaria deverá distribuir cerca de 5 mil passes livres, em conformidade com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município que dá direito a gratuidade nos transportes a idosos, a partir dos 65 anos, e a pessoas com doenças de natureza grave”, finalizou.

Para ter direito ao passe livre o interessado deve procurar a Secretaria de Promoção Social munido da Carteira de Identidade. Outras informações pelo telefone: (22) 2772-4090.