Prefeitura prossegue ações de saneamento

29/05/2013 17:14:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Juranir Badaró

Na Praia Campista, obras têm término previsto para final de junho

A prefeitura continua as ações de saneamento básico, com trabalhos na sede, nos subdistritos e na região serrana. Seguindo as orientações do prefeito Dr. Aluízio, com objetivo de sanear o município no prazo de quatro anos, equipe técnica da Empresa Pública Municipal de Saneamento e Águas (Esane) vistoriou a rede de coleta de esgoto nas residências das localidades serranas do Frade, Trapiche, Córrego do Ouro e Glicério.

O trabalho foi realizado com o apoio de um compressor a jato para desobstruir as redes com problemas. Segundo a equipe da Esane, o trabalho foi acompanhado pelos moradores, com aceitação e aprovação.

Ainda na região serrana, diariamente é realizada a reposição das pastilhas de hipoclorito dos reservatórios de água de Glicério e Buião, para tratamento da água que serve à população e controle do PH.

Na sede do município, a Esane realizou intervenções no Centro, em frente ao Tênis Clube, para desobstrução da rede, reforma e troca da bomba da elevatória. Outra intervenção foi realizada em frente à Praça Washington Luis, próximo à AMPLA, para manutenção da rede.

A Esane também está com equipe mobilizada na reforma da ETE que atende o Centro de Convenções, em São José do Barreto. As ações têm previsão de estarem concluídas até o início de junho, quando o Centro de Convenções receberá mais uma Feira Brasil Offshore, que começa no dia 11 e termina no dia 14 de junho.

A prefeitura continua também realizando as obras de saneamento na Praia Campista, com término previsto para final de junho. Segundo informações da Esane, apenas um pequeno trecho de aproximadamente setenta metros necessitou de interdição completa, com retenção do trânsito. Nos outros pontos, as interdições são parciais ou pontuais, minimizando os transtornos ao trânsito.

O calçamento da área da Praia Campista que recebe as redes de saneamento será vistoriado ao final da obra e seus pontos problemáticos, restaurados. As obras estão em ritmo acelerado e no local são implantadas quatro elevatórias e construídos 3.388 metros de rede coletora e 852 de recalque.

Essa obra, que é estendida até a Avenida Nossa Senhora da Glória, tem como objetivo evitar a contaminação do lençol freático, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A implantação da rede de esgoto da Praia Campista beneficia toda a área onde se localiza o bairro.