Foto: Ana Chaffin
Grande parte da via já recebeu meios-fios e asfaltamento
A prefeitura de Macaé prossegue a ampliação do arco viário do município, com a abertura da antiga estrada da Cancela Preta. Essa via de tráfego será inaugurada durante as comemorações do aniversário de Macaé, em julho. A nova Estrada da Cancela Preta vai unir áreas distantes da cidade, interligando a Linha Verde, onde ela começa, à Canela Preta, nas proximidades da Rodovia Amaral Peixoto, nos Cavaleiros.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, a revitalização dessa estrada tem o objetivo de diminuir o trânsito de várias áreas da cidade, ligando a parte central de Macaé, como Miramar, Visconde de Araújo, Novo Horizonte e Riviera, entre outras, com a região onde se situam a Cidade Universitária, o novo shopping e que dá acesso à área onde estão instaladas as empresas que prestam serviço à Petrobras, no Novo Cavaleiros.
- A nova estrada vai facilitar o acesso à Linha Verde, RJ 168 e Linha Azul, além de diminuir o trânsito da Linha Vermelha, Avenida Evaldo Costa, Morro de Santa Mônica, tudo isso sem precisar passar pelo Centro da cidade e pela orla marítima. Como faz parte e complementa o arco viário, podemos dizer que é uma via de integração, interligando regiões distantes e facilitando o trânsito em vários locais, colocou o secretário Tadeu Campos.
Grande parte da via já recebeu meios-fios e asfaltamento. A recuperação dessa via de tráfego está incluída na primeira fase das obras da Linha Verde, que abrange também a reativação da Estrada do Tatu, cujas obras serão retomadas pela prefeitura.
A via será uma nova opção de trânsito para os motoristas, que ao se dirigirem para a orla marítima, Parque de Tubos ou cidades da Região dos Lagos não precisam passar pelo Centro da cidade. Conta com obras de drenagem, com utilização de manilhas de 600 milímetros, para o escoamento das águas pluviais e evitar problemas no leito. A antiga Estrada da Cancela Preta, juntamente com a Rua E9, vai ligar o lado sul da cidade, nas proximidades da orla marítima, com a parte alta do Centro de Macaé e com a parte norte, na área onde se situam o Lagomar e Cabiúnas, passando pelas Linhas Verde e Azul.
Ressaltando a importância dessa nova Estrada da Cancela Preta, o secretário Tadeu Campos coloca que utilizando essa via, o motorista que vem da orla marítima, do Parque de Tubos ou cidades da Região dos Lagos poderá deixar de usar a Linha Vermelha, Visconde e Miramar, entrando direto na Linha Verde, Aroeira e Linha Azul.
- Essa via, como outras situadas nas proximidades, é mais uma artéria de ramificação do trânsito do arco viário do município. Com essa obra, a prefeitura de Macaé avança na melhoria do trânsito nas principais ruas e avenidas da cidade, diz o secretário, lembrando que a nova via de tráfego recebe sinalização horizontal e vertical e pavimentação asfáltica.