logo

Prefeitura prossegue com as ações de melhoria no Nova Holanda

12/11/2009 13:53:56 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Localidade recebe ações de infraestrutura urbana

A localidade de Nova Holanda continua recebendo ações de infraestrutura urbana da prefeitura de Macaé, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus moradores. Esta semana, já foi concluída a instalação da rede de águas pluviais, com manilhamento duplo e manilhas de 600 milímetros, em grande trecho da rua principal do bairro, Aurélio Cristiano da Silva. Também esta semana, foram iniciadas as obras de instalação das redes pluviais e de esgoto nas Ruas 7 e 8, as mais críticas do bairro, em questões de alagamento.

As ações da prefeitura no Nova Holanda estão sob a responsabilidade da Empresa Construsan, sob a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop). De acordo com o engenheiro Marcos Vinícius Campos, da Construsan, após a conclusão das redes nas Ruas 7 e 8, essas vias ficarão prontas para receber a pavimentação. O engenheiro informou que o bairro já recebeu mais de 800 metros de rede de águas pluviais e cerca de 100 metros da rede tronco de esgoto. Sobre essa rede tronco, o engenheiro disse que foram retomadas as obras de instalação dessa rede na Rua 1, beirando o Canal Macaé/Campos, avançando na infraestrutura do bairro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, disse que para ajudar no escoamento do bairro depois das fortes chuvas da tarde de quarta-feira, 11, foram instaladas bombas de sucção e que às 22h as águas desceram em direção ao canal.

- As ações de infraestrutura urbana da prefeitura do bairro seguem em ritmo normal, com pequenas paralisações só em dias de chuva forte. Nesses casos, instalamos bombas de sucção para agilizar o escoamento das águas das ruas. Já foi construída uma elevatória na localidade. As obras de instalação da nova rede de esgoto serão incrementadas, paralelamente à instalação da rede de drenagem, disse Tadeu Campos, lembrando que o prefeito Riverton Mussi, ao visitar a localidade no final de outubro, solicitou da empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras, a Construsan, maior agilidade nas intervenções no bairro.

A prefeitura de Macaé investe no Nova Holanda, com recursos próprios, R$ 35.444.130,68 nas obras de infraestrutura, com o objetivo de acabar com alagamentos no bairro e garantir o saneamento básico da localidade. A localidade é mais uma situada na periferia da cidade a receber obras de infraestrutura urbana. As ações no Nova Holanda incluem instalação da rede de drenagem de águas pluviais e da rede de esgoto, pavimentação de ruas, complementação da rede de água potável e, ainda, obras complementares.

O Nova Holanda receberá 3,6 mil metros de rede de água pluvial e 5,5 mil metros quadrados de área pavimentada. A localidade receberá duas bacias de contenção, que ficarão situadas próximo ao Canal Macaé/Campos e próximo ao Ciep da Nova Holanda. Sobre essas bacias. O secretário Tadeu Campos colocou que essas obras são necessárias porque estudos realizadas na localidade constataram que em muitos locais o deságüe não ocorre por gravidade. Ele disse ainda que o esgoto do bairro será direcionado à futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cuja construção será iniciada pela prefeitura.

As intervenções da prefeitura de Macaé no Nova Holanda começaram em maio deste ano e têm prazo de conclusão de dois anos. As obras também estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé e que é um projeto prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi.