A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou, na quarta-feira (21), a primeira fase da pré-matrícula da rede municipal de ensino. O ano letivo nas unidades municipais está previsto para iniciar na primeira semana do mês de fevereiro nas 107 unidades municipais, incluindo a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e o Colégio de Aplicação (CAp), atendendo um total de 34.707 estudantes.
Esta etapa foi direcionada a toda faixa obrigatória, que vai do Pré-Escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (não entraram o Maternal I e Maternal II). No entanto, aqueles que perderam o prazo poderão efetuar a pré-matrícula entre os dias 9 a 13 de janeiro, período em que também estarão abertas as vagas para o Maternal I e II, que abrange alunos de dois e três anos, nas unidades em que houve possibilidade de abrir estas turmas. A equipe de supervisão da Secretaria de Educação adverte que a pré-matrícula é realizada pelo site www.macae.rj.gov.br, das 8h às 19h, podendo ser feita, inclusive, nas lan houses públicas.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a divisão das datas de pré-matrícula e matrícula em níveis de escolaridade tem como objetivo contribuir com o dinamismo e organização do cadastro. “O compromisso da Secretaria de Educação é permitir e facilitar o acesso e a permanência de toda criança na escola, promovendo também integração entre a família e a rede pública de ensino para que alcance melhor processo ensino-aprendizagem” salientou.
O secretário lembra que durante o cronograma de pré-matrícula e matrícula, a equipe pedagógica da pasta realizou reuniões com diretores das unidades de ensino dos setores específicos do município. “A intenção foi repassar as informações da melhor forma para atender os responsáveis pelos alunos”, destaca.
A equipe adverte que pais e responsáveis devem estar atentos.Todas as informações prestadas no preenchimento do protocolo da pré-matrícula no site terão que ser confirmadas, através de documentos, no ato da matrícula na escola. Os documentos são: certidão de nascimento e casamento (original e cópia), comprovante de residência, histórico (para os alunos a partir do 1º ano), carteira de identidade (para alunos maiores de 18 anos), cartão de vacinação (para alunos da Educação Infantil) e fotos 3x4.
Ao preencherem o formulário de inscrição da pré-matrícula, os responsáveis terão acesso às opções de escolas e turmas disponíveis. A Supervisão Escolar lembra ainda que, além dos documentos, os responsáveis devem prestar atenção quanto aos prazos e exatidão das informações como ano de escolaridade e idade dos alunos.
Matrícula - A matrícula dos alunos das unidades municipais de ensino vai acontecer no mês de janeiro de 2012. Entre os dias 16 e 20 será a vez das matrículas dos alunos da Educação Infantil, que abrange maternal I e II, Pré I e II, além do Ensino Fundamental e EJA, que não compareceram na primeira fase. Já no período de 19 a 22, devem ser efetuadas as matrículas da Educação Infantil: Pré I e II, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além disso, aquele não conseguiu realizar a pré-matrícula nas fases anteriores, terá a chance de efetuar durante a terceira fase, que acontece de 6 a 17 de fevereiro. Na oportunidade, estarão disponíveis todas as vagas restantes da primeira e segunda etapas.